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De vendedor de água a 'estourado' na rede: 'A vitória é consequência da luta’

CORREIO conversou sobre empreendedorismo com Rick Prospera, que viralizou com o 'vídeo da água' no Youtube, virou garoto propaganda de banco e chegou até Harvard

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 8 de outubro de 2018 às 06:00

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Foto: Divulgação

De vendedor de água mineral na praia a palestrante na universidade americana de Harvard, Rick Prospera caiu muito na vida antes de chegar a mais de 60 mil visualizações no Vídeo da Água. O viral,  compartilhado por famosos como o jogador Daniel Alves e o surfista Gabriel Medina, tomou o rumo do sucesso e transformou Rick não só em garoto-propaganda da linha de crédito para empreendedores do Banco Santander, mas também no cara que virou consultor de empreendedorismo popular.

“Senti que faltava alguém pra falar pra galera que estava na ponta. Queria chegar neles como alguém que estivesse de fato praticando aquilo, que não fosse um discurso vazio”, afirma.

E aquele mesmo Rick que estava desempregado pegou R$ 10 emprestado, comprou água para vender na praia e ainda lucrou R$ 200 por dia - além de dar dicas nas redes sociais, lançou este mês o livro Pega a Visão (Buzz Editora, R$ 39,90). Em entrevista ao CORREIO, Rick destaca a importância de acreditar no sonho, mas também de partir para a luta. E aí, é ir pra cima. Veja na entrevista:   

Você já fez milhões de coisas e representa muito bem aquele empreendedor informal que sempre deu seu jeito. A gente sabe que a concorrência é grande na hora de vender água na praia... Como prosperar e até chegar a dar palestra em Harvard? 

É simplesmente trabalhar. E eu cheguei até lá trabalhando, praticando. Não tem fórmula de sucesso. Falei de alguém que levanta em vez de  se vitimizar e ficar aguardando alguém fazer por ele mesmo. Fui em busca  daquilo que eu acredito que deve ser feito e faço. Não vendo mais água, é logico. Outras portas se abriram e fui fazendo novas oportunidades. Eu sou resultado do não que eu dei para os nãos que me deram.Independente das circustâncias, é você  não deixar de lutar pelos seus sonhos. Não tem outra forma de alcançar seus objetivos que não seja lutando por eles. 

O que é necessário para empreender gastando pouco, desempregado e  na crise? 

Gastando pouco você tem que gastar em qualquer época. Se a galera não sabe mexer com dinheiro, ela não vai conseguir empreendeder nem ser empresário ou nenhuma outra coisa. Gastar pouco não tem muito a ver com crise não. Gastar pouco tem a ver como conseguir gerir economia, gerir o dinheiro que entra e ter controle do que sai e saber a necessidade, principalmente da saída desse dinheiro. Isso cabe dentro e fora de qualquer crise. O fator determinante para empreender é ele conhecer o negócio dele. A maioria das pessoas  resolve começar um empreendimento porque viu falar que vai dar certo  e entra naquilo, não por que ama, mas porque dá lucro.Se o cara não se conhece, não sabe quais são suas principais habilidades, de nada adianta ele se jogar no empreendedorismo. É preciso fazer uma pesquisa interna, antes de se jogar para o externo. 

Que visão é essa que o empreendedor precisa ter? Tem que ser como a água: eu modelo meu curso de acordo com a natureza do solo que eu vou passando. Existe uma vertente de empreendedorismo onde as pessoas pensam muito em inovar, inovar e inovar. E eu provo totalmente o contrário disso: enquanto todo mundo estava fazendo coisa inovadora, eu vim com algo raiz e acabei conseguindo fazer as coisas acontecerem sem nenhum tipo de mistério, da forma mais simplória possível, porque eu conheço a minha principal habilidade, meus concorrentes e o produto que eu tinha para ofertar.Se estiver todo mundo inovando demais naquele local, talvez seja você o cara que vai manter a essência daquela coisa, porque sempre vai ter pessoas buscando aquilo na sua essência.

Preço, visão do negócio, atitude. Qual a melhor estratégia para não só vender, mas  vender bem? 

O menor preço ele vende, só não garante a fidelidade do cliente. Em um mundo onde você precisa criar relacionamento com o seu cliente, se você for só pelo menor preço você não vende. Relacionamento vende mais do que menor preço. Não é que ele vai ganhar em quantidade de vendas, mas ele vai ganhar em qualidade. 

Nem sempre o negócio dá certo na primeira tentativa. Qual  dica para essas pessoas que precisam dar a volta por cima? 

Dar certo é a consequência de uma tentativa e não tentar quer dizer que já deu errado. O que eu diria a essas pessoas é que elas levantem e andem. O sucesso é pra quem suportou muita coisa. Então, antes disso, a vida resolve te dar alguns tombos pra ver até onde você está preparado para seus saltos maiores.E aí o maior segredo  é conseguir se levantar. Quando você tem a coragem de tentar outra vez, como naquela  música do Raul Seixas, que te diz que a canção não está perdida, tenta de novo.Pode ser que na próxima dê certo. Eu sempre fui esse cara que, mesmo todo machucado, me levanto e ando e partir dessas quedas que a vida me dá. Eu não me preparo para a vitória, eu me preparo para a luta. A vitória é consequência dessa luta. 

QUEM É

Rick Prospera De ambulante a youtuber e palestrante, o mineiro que hoje vive na comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro, acumula mais de 250 mil seguidores no seu perfil do Instagram. Seus Minutos de Empreendedorismo no Youtube tem vídeos que passam de 60 mil visualizações.