Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Corpo de Preta Gil será repatriado: veja como funciona o translado dos EUA para o Brasil

Cantora faleceu aos 50 anos e família já organiza repatriação; processo envolve documentação e embalsamamento

  • Foto do(a) author(a) Heider Sacramento
  • Heider Sacramento

Publicado em 21 de julho de 2025 às 08:03

Preta Gil
Preta Gil Crédito: Reprodução e Divulgação

A morte de Preta Gil, no último domingo (20), em Nova York, aos 50 anos, deu início a uma série de trâmites burocráticos para que o corpo da cantora seja repatriado ao Brasil. De acordo com informações do Consulado-Geral do Brasil em Washington D.C., o translado precisa ser conduzido por uma funerária local, em parceria com uma funerária brasileira, respeitando normas sanitárias e legais dos dois países.

Entre os documentos exigidos, estão o registro de óbito, o certificado de traslado do corpo, o certificado de embalsamamento conforme as normas americanas, e um atestado sanitário que comprove morte por doença não contagiosa. Caso houvesse risco de infecção, seria necessário o transporte em urna metálica hermeticamente fechada.

Preta Gil por Reprodução e Divulgação

Segundo as orientações do governo, todos os documentos precisam ser validados por uma autoridade local, o Secretary of State, e o transporte só pode ocorrer após autorização formal do aeroporto. Em casos de cremação, são exigidas autorizações específicas e o transporte das cinzas deve ser feito em urna lacrada e impermeável. Todos os custos são de responsabilidade da família.

A Anvisa também regulamenta o transporte de restos mortais por meio da Resolução nº 33/2011. O artigo 7º determina que o corpo seja transportado no compartimento de cargas e tenha sido submetido a procedimentos de conservação. Já o artigo 9º exige a comunicação de qualquer anormalidade durante o trajeto às autoridades sanitárias dos aeroportos.

Preta tratava um câncer no intestino desde 2023. Em dezembro do ano passado, passou por uma cirurgia de 18 horas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Em maio de 2025, seguiu para os Estados Unidos para um tratamento experimental. “No Brasil, já fizemos tudo que podíamos, agora a minha chance de cura está no exterior”, declarou à época, em entrevista ao “Domingão com Huck”.

Preta Gil por Reprodução e Divulgação

Por enquanto, não há informações sobre o velório e enterro da artista. Em nota publicada no perfil oficial de Gilberto Gil, a família lamentou a perda e pediu compreensão: “Estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”.