Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Saiba os últimos desejos que Preta realizou antes de morrer

Mesmo com um câncer, a cantora não deixou de viver suas vontades; Preta morreu neste domingo (20)

  • Foto do(a) author(a) Elis Freire
  • Elis Freire

Publicado em 21 de julho de 2025 às 17:58

Preta Gil
Preta Gil Crédito: Reprodução e Divulgação

Preta Gil viveu intensamente até o fim. Esse é um consenso entre os amigos e familiares que compartilharam momentos especiais ao lado da cantora durante os seus 50 anos de vida. Mesmo com um câncer, diagnosticado e curado em 2023 e que depois reincidiu no ano seguinte, Preta viveu suas vontades, ao máximo, sem deixar de seguir às orientações médicas, é claro. 

Preta Gil por Reprodução e Divulgação

Alguns destes momentos foram compartilhados com o público nas redes sociais, ou durante entrevistas recentes da artista. Comer acarajé, essa simples e bem baiana vontade, por exemplo, foi um desejo que Preta expressou ao Fantástico após ter alta do hospital, onde ficou internada entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. 

“Eu comi acarajé [ no hospital]. Pedi acarajé no delivery. Não chegou igual, mas matei um pouquinho da minha vontade. Os médicos falavam que seu quisesse comer alguma coisa, para comer ali. Aqui a gente testa: se você ficar bem, se não vai. Hoje a dieta é livre, e posso comer tudo. Tudo que eu quiser. O importante é eu comer”, disse. 

Salvador: acarajé e carnaval

E então, com autorização para viajar a Salvador depois da alta, Preta veio à capital baiana e não só comeu acarajé como acompanhou shows durante o Carnaval, na maior festa de rua do mundo. Da varanda do camarote expresso 2222, em frente ao Farol da Barra, a cantora viu grandes amigas passarem de cima do trio, como Ivete e Ludmilla entre fevereiro e março deste ano.

Nas redes sociais, algumas críticas surgiram sobre a participação de Preta na festa, mesmo estando em um momento delicado de saúde. Mas, ela não deixou se abalar, registrando momentos de alegria ao lado de quem ama e se resguardando quando necessário. A cidade de Salvador foi para ela um templo, cheio de amor. 

Banho de mar merecido 

Foi também em Salvador que a filha de Gilberto Gil deu um pulo de mar, depois de período, sem poder mergulhar nas águas salgadas. O momento aconteceu em 5 de março, já com a bolsa definitiva de colostomia, em um píer querido da artista. Ela compartilhou o momento no Instagram e escreveu: "Foi melhor do que eu sonhei!!!!! Fui liberada pelos médicos a dar um mergulho no mar, e hoje finalmente aconteceu!!!

Preta tratava um câncer no intestino desde 2023. Em dezembro do ano passado, passou por uma cirurgia de 20 horas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Em maio de 2025, seguiu para os Estados Unidos para um tratamento experimental. “No Brasil, já fizemos tudo que podíamos, agora a minha chance de cura está no exterior”, declarou à época, em entrevista ao “Domingão com Huck”.

Nesta segunda-feira (21), Gilberto Gil garantiu que o velório da filha será realizado no Rio de Janeiro, com a presença de amigos, familiares e do público. A data da repatriação do corpo ao Brasil ainda não foi definida.