Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Seu intestino está em perigo! Descubra a ligação do sal com essas doenças graves

Mais de 70% do sal que comemos está escondido, saiba como isso afeta seu corpo

  • Foto do(a) author(a) Agência Correio
  • Agência Correio

Publicado em 8 de agosto de 2025 às 18:28

As consequências do excesso de sódio não se limitam a hipertensão
As consequências do excesso de sódio não se limitam a hipertensão Crédito: Freepik

Você realmente sabe quanto sal consome? Muitos subestimam o perigo, pois grande parte do sal está escondido em produtos industrializados. Pães, frios, molhos prontos e macarrão instantâneo são exemplos.

Este vilão oculto não só está ligado à pressão alta, como foi associado a danos sérios ao microbioma intestinal. É uma descoberta alarmante, publicada na revista americana Hypertension, segundo o portal Olhar digital.

Cientistas dos EUA e Reino Unido mostram que o alto teor de sódio pode suprimir microrganismos benéficos do intestino. Isso afeta negativamente nosso metabolismo e, por consequência, a saúde cardiovascular. 

Bons hábitos podem ajudar a evitar o surgimento do câncer de esôfago (Imagem: ViDI Studio | Shutterstock) por Imagem: ViDI Studio | Shutterstock

O excesso é o vilão

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece um limite de 2 gramas de sódio para adultos, cerca de 5 gramas de sal. Contudo, é fácil ultrapassar essa quantidade sem perceber, pois o sal se esconde em alimentos que parecem inofensivos. 

A pesquisa revela que quem consome menos sal produz mais compostos anti-inflamatórios. Eles são cruciais para a pressão arterial e proteção contra doenças, por outro lado, o excesso de sódio leva ao aumento de micróbios nocivos.

A diversidade microbiana no intestino também reduz e este desequilíbrio, a disbiose, é fator de risco para diversas doenças crônicas ( hipertensão, diabetes e problemas intestinais recorrentes). 

Qual a consequência?

As consequências do sódio em excesso extrapolam o sistema digestivo. Os pesquisadores alertam que a diminuição dos micróbios benéficos favorece doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

O estudo demonstra que as alterações microbianas também afetam a produção de substâncias que auxiliam no controle da pressão. Assim, fica clara a relação direta entre dieta rica em sal, saúde intestinal e doenças crônicas. 

Para evitar esses problemas graves, siga as recomendações dos especialistas: leia os rótulos dos alimentos com atenção, reduza o consumo de produtos industrializados e priorize refeições naturais. Tempere com ervas frescas e adicione pouco sal.