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Esther Morais
Publicado em 7 de agosto de 2025 às 11:11
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) - também conhecida como "Novo RG" - começou a ser emitida há cerca de um ano, mas apenas 8% dos baianos conseguiram emitir o documento no estado. O número se deve, sobretudo, à dificuldade de agendamento, mas há que ainda tenha dúvidas sobre o processo. Por isso, o CORREIO fez o passo a passo para ajudar os cidadãos a conseguirem a documentação. >
A solicitação é dividida em três etapas: o agendamento para fazer o documento em um posto SAC, o acompanhamento da emissão e, por fim, a retirada. Todo o processo da primeira emissão é gratuito. >
Veja como solicitar CIN
2° Buscar por OBTER 1ª VIA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL - CIN>
3° Solicitar documento >
* Escolher posto para agendar o serviço, depois escolher data e hora>
* Após agendamento, ir até o local na data e hora marcada com certidão de nascimento ou casamento, conforme o estado civil. >
4° Consultar agendamento>
* Para isso, é preciso ter o protocolo recebido no momento da identificação no posto. Ação também é pelo gov.ba (clique aqui para ser redirecionado)>
5° Receber o documento >
- Se dirigir ao mesmo posto onde foi solicitado o documento. Alguns postos da Rede SAC somente trabalham com agendamento>
* Apresentar protocolo recebido no momento da solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN)>
* O documento do maior de 18 anos somente poderá ser retirado pelo titular, salvo se for por terceiro mediante apresentação conjunta dos seguintes documentos:>
a - Protocolo do solicitante;>
b - Autorização para recebimento da Carteira de Identidade Nacional (CIN) feita pelo solicitante do documento em folha de papel à parte ou no próprio protocolo, assinando-o conforme a CIN a ser retirada;>
c - Documento oficial com fotografia que o(a) identifique.>
O horário para a entrega do documento é o mesmo do funcionamento do posto.>