Conhece a salada no pote? Fácil de fazer, ela garante sua refeição saudável

Práticas, elas deixam a refeição mais completa e equilibrada. Aprenda a fazer a sua

Publicado em 3 de fevereiro de 2016 às 11:00

- Atualizado há 10 meses

Levar almoço para o trabalho é uma prática comum para muitas pessoas. E, nos últimos tempos, uma maior preocupação com alimentação saudável tem feito muita gente recorrer às saladas.

“Elas são ricas em nutrientes, fibras, vitaminas e minerais, têm baixo teor calórico, possuem antioxidantes e têm muita água”, relata a nutricionista Vanessa Mattos. Para evitar problemas de armazenamento, uma saída fácil é a salada no pote, que tem se tornado cada vez mais comum entre aqueles que optam por uma comida mais leve.(Fofo: Morgana Miranda/ Correio Gráficos)O designer Fernando PJ, 34 anos, é um dos adeptos da praticidade do pote. No início do ano passado, ele viveu um processo de reeducação alimentar e começou a inserir vegetais nas refeições. “Comecei a pesquisar receitas, vi algumas imagens de saladas bonitas no Pinterest e fui pesquisar mais”, conta. Para o designer, o pote é uma maneira prática de transportar a salada, além de facilitar a divisão das porções diárias e o armazenamento.

Mas se engana quem acha que é só pegar todos os ingredientes e jogar no vasilhame. Eles precisam obedecer uma ordem. Na primeira camada do pote vem sempre o molho, que pode ser só azeite ou alguma mistura. Em seguida são dispostos os vegetais mais pesados, como legumes e sementes.

Nesse momento, também pode-se colocar proteínas, como carnes brancas. Logo depois vêm os vegetais mais leves, que não devem entrar em contato com o molho, como tomate, frutas e brotos. Por fim, as folhas, que precisam estar limpas e secas.

Simples assimUma boa combinação de ingredientes pode fazer a salada se tornar uma refeição completa. “A dica é compor com muitas cores, usar azeite de oliva extravirgem e temperos naturais para o molho, além de fontes magras de proteínas como peixes e frangos, lentilha, feijões e grão de bico”, explica.

Dependendo do quanto frescos estiverem os ingredientes, a salada pode durar até cinco dias na geladeira. Na hora de comer, basta sacudir o pote para misturar o molho e se deliciar.