Cinema francês para todos os gostos

Festival Varilux tem filmes de diversos gêneros. Um dos destaques é o vencedor de Cannes, 'Anatomia de uma Queda'

  • Foto do(a) author(a) Roberto Midlej
  • Roberto Midlej

Publicado em 11 de novembro de 2023 às 06:00

Cinema francês para todos os gostos

Começou na quinta-feira (9) mais uma edição do Festival Varilux de Cinema Francês, que segue até o dia 22 deste mês. Na Bahia, participam da programação os cinemas Saladearte (Ufba, Paseo), Glauber Rocha e Cinépolis Parque Bahia, em Lauro de Freitas. Como de costume, a mostra traz para o Brasil o melhor da produção francesa contemporânea junto a alguns clássicos restaurados.

Se não quer correr risco de errar, vá ver o suspense Anatomia de Uma Queda, dirigido por Justine Triet. O filme venceu neste ano a Palma de Ouro em Cannes, prêmio que consagra a melhor produção do festival. Sandra (Sandra Hüller) vive num lugar isolado com o marido, Samuel, e o filho Daniel, de 11 anos.

Um dia, Samuel é encontrado morto perto da casa deles. Embora se admita a possibilidade de suicídio, Sandra é indiciada por homicídio. Dúvidas surgem e a relação entre ela e o filho, então, se desmorona. Se pretende ver, corra, porque só terá uma exibição em todo o festival: neste sábado, 19h40, na Saladearte do Paseo.

Se prefere algo mais leve e pretende ir com a família, a pedida é a comédia Meu Novo Brinquedo, sobre um menino mimado que vai à loja de brinquedos do pai e pode escolher o presente que quiser. E ele escolha Samy, o vigia do estabelecimento, para ser seu novo "brinquedo". Uma crítica social e ao capitalismo disfarçada de comédia.

Se a história soou familiar, é isso mesmo: é uma refilmagem do longa de 1976, produzido na França, e que, em 1982 ganhou uma versão americana com Richard Pryor. No sábado (11), ao meio-dia, na Saladearte do Paseo. No domingo (12), às 13h, na Saladearte da Ufba, e no Cinépolis Parque Bahia, às 15h45.

Desta vez, o clássico escolhido é E Deus Criou a Mulher, que tem a musa Brigitte Bardot no auge de sua beleza e direção de Roger Vadim. Bardot interpreta a órfã Juliette, jovem sedutora que, para escapar do orfanato, casa com Michel. Mas na verdade, ela é apaixonada por Antoine, irmão do noivo. A exibição neste fim de semana será no sábado (11), às 16h40, na Saladearte da Ufba.

Veja a programação completa do Varilux, que vai até o dia 22, no site variluxcinefrances.com/2023.

O talento inigualável de Mussum

Mussum, O Filmis, sobre a vida do divertidíssimo humorista que integrou os Trapalhões, segue em cartaz em Salvador. Se você ainda não viu, ainda há tempo de se emocionar com a história que vai até a infância dele e mostra a bonita relação que tinha com a mãe, Dona Malvina. E, se já viu o filme, é hora de ouvir Mussum, o Podcastis, que reúne entrevistas de amigos e familiares sobre as origens do artista, suas relações pessoais e o legado que ele deixou para a cultura brasileira. Entre os entrevistados, estão dois filhos, o amigo Bigode (dos ‘Originais do Samba, onde Mussum tocava), o ator Hélio de la Peña e o cantor Martinho da Vila. São cinco episódios, dos quais dois já foram lançados. O primeiro é sobre o começo da vida e da carreira do artista, misturando a visão do próprio Mussum com relatos de familiares e amigos. O segundo fala da carreira musical do Trapalhão. Novos capítulos chegam sempre às quintas-feiras.

Fábio Jr. festeja 70 anos de idade

70 anos de Fábio Jr.
70 anos de Fábio Jr. Crédito: divulgação

Fábio Jr. está completando 70 anos e ganha homenagem neste sábado (11) no Caldeirão com Mion, às 15h50. Para isso, o apresentador convidou uma plateia repletas de estrelas da TV, onde estarão Arlete Salles, Nívea Maria, Danielle Winits e Thati Lopes, entre outros. Juntos, vão ouvir clássicos românticos que embalaram gerações nos anos 1980 e 1990, como Só Você, Encosta e Alma Gêmea. Fábio Jr. vai repassar sua carreira também como ator e ouvir depoimentos de personalidades como Isadora Ribeiro e Xuxa. Os convidados vão lembrar histórias curiosas sobre a relação deles com a carreira do cantor, como lembra Thati Lopes, a Berenice da novela Terra e Paixão. Thati conta que conheceu todas as músicas do artista no período em que trabalhava como locutora numa loja de roupas a chefe dela ficava passando o DVD do cantor na televisão do estabelecimento.

No Streaming

O baiano Fábio Lago é a estrela da série de comédia Compro Likes, no Star+. Na trama, ele vive Wagner, cujo maior sonho é se tornar um ator famoso. Para isso, ele solta muitas mentiras nas redes sociais, incluindo um falso romance com uma celebridade e uma suposta participação num filme de ação.