Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Peça é dirigida por Leno Sacramento e tem apresentações nesta quinta (10) e sexta (11)
Da Redação
Publicado em 9 de agosto de 2023 às 10:08
Nascido na pandemia, recriado para o presencial. Esse é o espetáculo Vovô, dirigido por Leno Sacramento, artista do Bando de Teatro Olodum, que propõe um diálogo com a comunidade negra sobre a figura do avô nas relações familiares, muitas vezes marcadas por um distanciamento. O espetáculo chega a Sala do Coro do Teatro Castro Alves para apresentações nesta quinta (10) e sexta (11), a partir das 20h.
A trama conta com pequenos solos dos atores soteropolitanos Pedro Zaki e Rafa Martins. Em cena, eles acessam memórias nas quais dialogam com seus avós a respeito de seus comportamentos e de suas escolhas. “Vovô é uma peça sobre a relação da figura do avô negro em suas famílias. Marcado por um texto impactante que traz à tona fatos como abandono paternal, homofobia, rancor e cuidado. É um convite ao resgate da ancestralidade, à ressignificação do afeto masculino e ao respeito aos mais velhos”, explica o ator Rafa Martins, que idealizou a montagem durante a pandemia.
Pedro Zaki, ator e co-criador do espetáculo, conta que esse nascimento durante a pandemia foi o que ele classifica como uma última tentativa de se manter fazendo arte durante um período tão duro. "A vontade insaciável é de ver novos rostos se identificando com esse projeto que faz os nossos corpos pretos pulsarem de agonia, de felicidade, de saudades e principalmente de amor. Vovô busca justamente a humanização e encontro desse afeto com essa figura tão importante para as nossas famílias", pontua.
Serviço - Espetáculo Vovô | quinta (10) e sexta (11), 20h, na Sala do Coro do TCA | Ingressos: R$ 30 / R$ 15, à venda no Sympla.