MAM-BA faz exposição para celebrar os 100 anos de Mario Cravo Jr.

Mario Cravo Jr – Legado – 100 anos será inaugurada nesta terça (29), com 60 quadros da coleção que foi doada ao Estado da Bahia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2023 às 16:34

O ferreiro e escul
O escultor modernista Mario Cravo Jr. Crédito: divulgação

Um dos mais importantes artistas do movimento modernista das artes na Bahia, o escultor, gravador, desenhista e professor, Mario Cravo Jr. (1923-2018), é homenageado pelo Museu de Arte Moderna, com inauguração da exposição comemorativa Mario Cravo Jr – Legado – 100 anos nesta terça-feira (29), às 17h, no primeiro pavimento do Casarão do Museu.

São cerca de 60 quadros pintados sobre madeira e tela, parte da coleção que foi doada ao Estado da Bahia, composta por pinturas, esculturas, desenhos e serigrafias produzidas nos anos 1980 até meados da década de 1990. A maior parte das obras estavam no ateliê do artista no Espaço Cravo, no Parque Metropolitano de Pituaçu (Orla Atlântica de Salvador), onde também havia uma edificação para exposições e obras de arte expostas ao ar livre. 

Oobra de mario cravo jr expo mam foto geraldo moniz
Obra de Mario Cravo Jr em exposição no MAM Crédito: Geraldo Moniz/divulgação

Para Luciana Mandelli, diretora Geral do IPAC, a exposição celebra o centésimo ano de nascimento do artista baiano e faz uma justa homenagem a este que é um expoente da geração de artistas modernistas da Bahia. “Com o novo sistema estadual de museus, instalado em nossa gestão, estamos qualificando e diversificando o perfil das nossas exposições que são apresentadas para o público. Mario Cravo Jr. deixou o seu legado e segue uma referência viva para muitos artistas. Suas obras estão em processo de transferência de salvaguarda para o Museu de Arte Moderna da Bahia e apresentá-las ao público é motivo de muito orgulho para a Bahia”, afirma.

Obra de Mario Cravo Jr. que integra exposição no MAM
Obra de Mario Cravo Jr. que integra exposição no MAM Crédito: Geraldo Moniz/divulgação

De acordo com a diretora do Museu, Marília Gil, a exposição apresenta a expressão vigorosa e criativa desse artista baiano. “Para nós é uma honra conservar e promover obras de uma trajetória tão rica e produtiva de um modernista baiano da importância de Mario Cravo Jr.”, afirma. De acordo a diretora, duas das esculturas que estavam na antiga sede dos Correios, no bairro da Pituba, em Salvador, também farão parte do acervo do MAM em um segundo ato da exposição, ainda sem data confirmada.

O Museu de Arte Moderna da Bahia funciona de terça-feira a domingo, de 10h às 18h. Mais informações: (71) 3117-6132 e 3117-6139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h) e www.mam.ba.gov.br.