Mostra reúne clássicos do diretor Federico Fellini

Primeira parte do Ciclo Fellini começa neste sábado (9) e segue até dia 21

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 7 de março de 2024 às 07:00

Marcello Mastroiani e Anita Ekberg em A Doce Vida
Marcello Mastroiani e Anita Ekberg em A Doce Vida Crédito: divulgação

O Circuito Saladearte começa a exibir neste sábado (9) a primeira parte do Ciclo Fellini, que apresenta seis filmes do grande cineasta italiano Federico Fellini. Nesta etapa, que acontece até dia 21, serão apresentados A Estrada da Vida (dia 9), A Doce Vida (dia 10), 8 1/2 (dia 13), Noites de Cabíria (dia 16), Julieta dos Espíritos (dia 17) e A Voz da Lua (dia 21).

Fellini (1920-1993) é considerado um dos maiores e mais influentes cineastas de todos os tempos. Começou no neorrealismo italiano, colaborando com Roberto Rossellini, e com o tempo desenvolveu seu estilo original. Realizou filmes icônicos, plenos de fantasia e imaginação, criando histórias surreais e fantásticas, sempre com raízes nas memórias e nas visões muito particulares que tinha da vida e da sociedade.

Fellini via a fábula “como realidade psicológica mais profunda e mais verdadeira”. Por isso, seus personagens, quase sempre diferentes, estranhos, loucos, clowns, experimentam intensamente, do desespero à alegria. Na próxima etapa do ciclo, em abril, virão clássicos como E La nave Va e Amarcord