Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Neojiba embarca em nova turnê na Europa com passagens por salas icônicas da música clássica

Grupo se apresenta em 11 cidades de seis países

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 29 de abril de 2025 às 10:52

Neojiba
Neojiba Crédito: Divulgação

A Orquestra Neojiba, principal conjunto do programa de formação musical da Bahia, prepara-se para mais uma turnê internacional. Entre os dias 17 de maio e 4 de junho, os 85 músicos do grupo, com idades entre 15 e 27 anos, se apresentarão em seis países da Europa, incluindo palcos prestigiados em cidades como Hamburgo, Munique, Amsterdã e Paris.

Antes da temporada no exterior, o público de Salvador poderá conferir gratuitamente parte do repertório nos dias 2 e 3 de maio, no Teatro Salesiano, como parte da série Salvador Sinfônica.

A nona viagem internacional da Neojiba, em seus 17 anos de atuação, reforça o destaque da orquestra no cenário mundial da música clássica. Desde 2007, foram mais de 390 concertos e cerca de meio milhão de espectadores. Neste ano, a orquestra estreia em salas como a Elbphilharmonie (Hamburgo) e a Isarphilharmonie (Munique), e retorna à Concertgebouw (Amsterdã) e à Philharmonie de Paris — palco que o grupo já visitou três vezes.

As apresentações internacionais não utilizam recursos do contrato com o Governo da Bahia, que apoia o Neojiba em nível local. As viagens são viabilizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), com apoio de patrocinadores e produtores estrangeiros, que cobrem todos os custos logísticos e artísticos. O reconhecimento da orquestra é tal que ela é frequentemente convidada para integrar a programação oficial das temporadas mais concorridas da música clássica europeia.

Com regência de Ricardo Castro, fundador do programa, a turnê deste ano conta com convidados de destaque como o violinista Guido Sant’Anna, os pianistas Lucas e Arthur Jussen, e o duo francês Katia e Marielle Labèque.