Quinteto Astor Piazzolla faz apresentação gratuita em Salvador

Concerto acontece neste sábado (2), 19h, na Igreja Ordem 3ª de São Francisco de Assis, com transmissão no Youtube

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2023 às 11:05

Quinteto Astro Piazzolla
Quinteto Astor Piazzolla Crédito: divulgação

Aclamado pela crítica internacional, o Quinteto Astor Piazzolla retorna a Salvador depois de quatro anos para apresentação única do álbum Operation Tango, lançado em março deste ano. O novo trabalho da formação musical argentina, que difunde o legado do famoso maestro e compositor Astor Piazzolla, será apresentado pela primeira vez na Bahia neste sábado (2), às 19h, na Igreja Ordem 3ª de São Francisco de Assis, Pelourinho. Os ingressos são gratuitos, limitados à capacidade de público no espaço e serão distribuídos na plataforma Sympla. A apresentação terá transmissão ao vivo pelo Youtube da SecultBa.

O evento integra o conjunto de ações em celebração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia pelo Governo da Bahia e tem o apoio do Fera Palace Hotel Salvador. A apresentação é um dos eventos firmados durante a visita do secretário de Cultura Bruno Monteiro à cidade de Buenos Aires, em junho deste ano. Na ocasião, o secretário articulou diversas ações voltadas à integração latino-americana, valorizando as políticas de intercâmbio cultural, que é uma das políticas desta gestão. Dentre as ações articuladas foi a realização do evento comemorativo no dia 2 de julho, no centro da capital argentina. 

O Quinteto tem mais de 20 anos de estrada e reconhecimento internacional pelo estilo único com o qual propaga a obra de Astor Piazzolla, precursor da renovação do tango. Em Operation Tango, o grupo apresenta um projeto discográfico composto por peças não escritas originalmente por Piazzolla, mas por obras menos conhecidas, permitindo que velhos e novos públicos tenham uma visão nostálgica e nova do trabalho do compositor e bandoneonista argentino.

O repertório, de 75 minutos, é composto por treze peças que incluem a que dá nome ao álbum e também Fuga y Misterio da Pequena Ópera de Piazzolla Maria de Buenos Aires. Formado em 1998 a pedido da viúva do compositor e presidente da Fundação Astor Piazzolla, Laura Escalada Piazzolla, o conjunto atual é composto por Pablo Mainetti (bandônio), Nicolás Guerschberg (piano), Serdar Geldymuradov (violino), Armando de la Vega (guitarra), Daniel Falasca (contrabaixo) e Julián Vat (diretor musical, saxofonista e flautista), com a responsabilidade de preservar o som puro de Piazzolla no mundo de hoje, explorando e interpretando o vasto repertório desse notável maestro.

SERVIÇO - Apresentação do Quinteto Astor Piazzolla | Sábado (2), às 19h, na Igreja Ordem 3ª de São Francisco de Assis, Pelourinho | Gratuito, com retirada no Sympla