Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

3 materiais que elevam a atmosfera dos ambientes

Mais do que tendências estéticas, esses elementos refletem um novo olhar sobre o morar

  • Foto do(a) author(a) Portal Edicase
  • Portal Edicase

Publicado em 19 de maio de 2025 às 13:09

Cresce o valor de materiais que despertam os sentidos (Projeto: escritório Martins Galera Arquitetura | Imagem: Vitor Guilherme)
Cresce o valor de materiais que despertam os sentidos Crédito: Projeto: escritório Martins Galera Arquitetura | Imagem: Vitor Guilherme

À medida que os lares passam a refletir mais intensamente as emoções e o estilo de vida de quem os habita, cresce o valor de escolhas que despertem os sentidos e promovam conforto. Nesse contexto, destaca-se uma abordagem que valoriza a presença sensível de materiais, como vidros, texturas naturais e pedras — capazes de transformar a experiência do ambiente, muito além da aparência.

“Esses materiais trazem uma linguagem sensorial que conversa com o conforto emocional, além de valorizar a luz, a fluidez e o vínculo com a natureza”, pontuam os arquitetos Raphael Martins e Gabriel Galera, à frente do escritório Martins Galera.

Abaixo, entenda mais sobre o uso de vidros, texturas naturais e pedras!

1. Vidro

O vidro permite entrada abundante de luz (Projeto: escritório Martins Galera Arquitetura | Imagem: Vitor Guilherme)
O vidro permite entrada abundante de luz Crédito: Projeto: escritório Martins Galera Arquitetura | Imagem: Vitor Guilherme

Transparente e versátil, o vidro é um elemento que convida à contemplação. Segundo os arquitetos, ele é essencial para criar integração entre os espaços internos e externos, permitindo a entrada abundante de luz natural e reforçando a sensação de amplitude. O vidro favorece a transparência não só física, mas simbólica, quebrando barreiras visuais e conectando o ambiente com o entorno. Também pode ser utilizado em peças de mobiliário e elementos decorativos. 

2. Texturas naturais

Tecidos naturais trazem acolhimento para o espaço (Projeto: escritório Martins Galera Arquitetura | Imagem: Vitor Guilherme)
Tecidos naturais trazem acolhimento para o espaço Crédito: Projeto: escritório Martins Galera Arquitetura | Imagem: Vitor Guilherme

Tecidos naturais, madeira com acabamento bruto e revestimentos com relevos são exemplos de texturas que trazem acolhimento. “A textura é responsável por despertar o toque e criar uma atmosfera de pertencimento. Ela convida o morador a sentir o espaço”, destaca Gabriel Galera.

3. Pedras naturais

As pedras naturais agregam sofisticação e autenticidade ao ambiente (Projeto: escritório Martins Galera Arquitetura | Imagem: Vitor Guilherme)
As pedras naturais agregam sofisticação e autenticidade ao ambiente Crédito: Projeto: escritório Martins Galera Arquitetura | Imagem: Vitor Guilherme

As pedras naturais agregam sofisticação e autenticidade. Utilizadas em pisos, bancadas ou mesmo nas paredes, elas carregam uma estética única, impossível de ser replicada. “A irregularidade e a história geológica presente nas pedras nos conectam com o tempo e com a terra. É um resgate do essencial em meio ao ritmo acelerado da vida moderna”, explica Raphael Martins.

Por Bruna