Maratona Cidade de Salvador promove treino oficial solidário

Run Guga Run será realizado no sábado e apoiará instituições da cidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2018 às 07:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Alberto Rezak/divulgação

Você pode correr pela saúde, para buscar desempenho esportivo ou apenas por prazer. Mas, quem for participar da Maratona Cidade de Salvador, no próximo dia 23, tem a chance de fazer um algo a mais e praticar um ato de solidariedade. Isso por que no próximo sábado (15), acontece o Run Guga Run, treino oficial para a prova que possui um caráter solidário.

“É a segunda vez que realizamos esse evento. A ideia é engajar a população na prática esportiva, divulgar a Maratona Cidade de Salvador e também temos a possibilidade de ajudar outras pessoas”, explica Augusto Cruz, um dos idealizadores do projeto. Ano passado, o treino reuniu 800 pessoas e a meta para esta edição é atingir a participação de 900 a 1.000 corredores.

O treino é gratuito e quem comprar a camisa oficial do evento estará ajudando o Projeto Ação Tri, que trabalha a inclusão no esporte através do Triathlon com crianças carentes que moram no Calabar e na Gamboa de Baixo. Parte da verba arrecadada será destinada para a compra de sungas e camisas para o projeto. O Ação Tri atende cerca de 50 crianças de oito a 16 anos. “Até os 12 anos os treinos são mais lúdicos, com o primeiro contato com a água, a corrida. O nosso principal objetivo é a questão social, mostrar o lado inclusivo do esporte que eles não conhecem no dia a dia. As crianças têm apoio médico, dentário e recebem cestas básicas no final do mês. Mas só recebe quem não tem nota vermelha, faltou a escola. Por isso contamos com a ajuda dos pais nesse sentido”, explica Alberto Lopes, conhecido como Betão, triatleta e idealizador do Ação Tri.

Além disso, os jovens mais velhos do projeto são convidados para participar do treino. O que para Betão é uma forma de inclusão para os jovens. “Eles vão correr literalmente lado a lado com oportunidades. Eles vão ter contato com corredores que são médicos, vão correr do lado do dono da empresa X. De repente aparece um primeiro emprego. Às vezes o moleque treina com o tênis que o empresário deu e ele nem sabe. É um trabalho incluso”, completa.

Quem for participar do Run Guga Run e também da Maratona Cidade de Salvador pode ajudar o Hospital Martagão Gesteira. Cada corredor pode cadastrar seu GPS, nos programas Garmin Conect ou Strava, através do site www.correrpelobem.com. Com isso, cada quilômetro percorrido será revertido em R$ 0,01 para a instituição através de doadores sociais anônimos. O treino também conta com um caráter socioambiental. Após o evento, será calculada a emissão de gás carbônico e será feita a compensação dessa emissão com o plantio de árvores na região do Baixo Sul da Bahia, pela ONG Organização de Conservação de Terra (OCT). “Essa organização é certificada para fazer plantios em áreas de nascentes em propriedades de agricultores familiares”, explica Augusto.

Treino O Run Guga Run contará com a participação de 31 assessorias esportivas. O treino começará na região do antigo Aeroclube, na Boca do Rio, às 5h30, seguirá até Itapuã e será encerrado novamente na Boca do Rio. No total, os atletas vão percorrer até 18km e possuem o apoio de três pontos de hidratação, distribuídos a cada 3km. “O treino é comandado pelas assessorias. Cada atleta vai treinar a distância determinada pelo seu treinador. As assessorias treinam espaçadas pela cidade. Tem na Ribeira, na Barra, Pituba, Piatã, Patamares. Tivemos a ideia de trazer para cá o que outras cidades fazem, que é um treino coletivo para engajar a população na corrida de rua”, conta Augusto.

O treino serve para o atleta testar o seu desempenho para o desafio da semana seguinte. A Maratona Cidade de Salvador, no dia 23, conta com provas de 5km, 10km, 21km (meia maratona) e os tradicionais 42km (maratona). Organizada pela Saltur – Empresa Salvador Turismo que é responsável pela plataforma de eventos da cidade, a Maratona terá a maior premiação do país com a distribuição de R$ 163 mil aos vencedores. As inscrições seguem abertas no site oficial da maratona. É só correr.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.