Chance de título do Palmeiras decola enquanto a de rivais mingua; veja probabilidades

Time goleou o América-MG e segue na ponta

Publicado em 30 de novembro de 2023 às 11:24

Zé Rafael e Endrick
Zé Rafael e Endrick Crédito: Cesar Greco/Ag Palmeiras

O Campeonato Brasileiro chega a sua reta final com seis times sonhando com a taça. O Palmeiras está mais perto do troféu, com 85,9% de chance de título, mas a vantagem não é confortável diante de um torneio completamente incomum, com resultados surpreendentes. O Atlético-MG também mostrou sua força ao atropelar o Flamengo no Maracanã e se igualou ao time rubro-negro e ao Botafogo em número de pontos.

Grêmio e Red Bull Bragantino correm por fora e dependem de uma campanha perfeita nessa reta final para chegar ao título. As duas equipes ainda entram em campo nesta quinta-feira. Os comandados de Renato Gaúcho enfrentam o Goiás, às 19h. Às 20h30, é a vez do clube do interior paulista medir forças, em sua casa, com o Fortaleza.

De acordo com o levantamento estatístico feito pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Palmeiras continua o mais cotado para levar o troféu nacional para casa. Agora, porém, o principal concorrente do clube alviverde passa a ser o Atlético-MG, do técnico Luiz Felipe Scolari.

A derrota do Flamengo para o Atlético-MG e o nono tropeço seguido do Botafogo - dessa vez com empate com o Coritiba - fizeram com que as chances de título dos rivais cariocas diminuíssem consideravelmente, segundo os cálculos da UFMG.

Confira as chances de título do Brasileirão atualizadas:

Palmeiras: 85,9% (eram 55,3%)

Atlético-MG: 5,8% (eram 3,7%)

Botafogo: 3,5% (eram 18,5%)

Flamengo: 2,5% (eram 19,1%)

Red Bull Bragantino: 1,2% (era 1,7%)

Grêmio: 0,96% (era 1,7%)

Chances de vaga na Libertadores de 2024:

Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG e Flamengo: 100%

Red Bull Bragantino: 99,59% (eram 99,62%)

Grêmio: 99,55% (eram 99,6%)

Athletico-PR: 0,86% (era 0,81%)