PREMIER LEAGUE

Fim do VAR no Campeonato Inglês? Clubes vão votar para decidir se a ferramenta será descartada

Premier League diz que não é contra a votação, mas apoia continuidade da ferramenta

  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Estadão

Publicado em 15 de maio de 2024 às 17:56

Clubes vão decidir pela continuidade ou retirada do VAR no Campeonato Inglês
Clubes vão decidir pela continuidade ou retirada do VAR no Campeonato Inglês Crédito: Reprodução

A arbitragem de vídeo no Campeonato Inglês pode estar com os dias contados. Os 20 clubes que integrarão a temporada 2024/25 da competição vão votar para decidir se o VAR será mantido ou descartado do torneio já na próxima edição do campeonato.

Uma proposta formalizada pelo Wolverhampton teria sido o estopim para iniciar a discussão em torno da utilização da ferramenta. A decisão será tomada em uma reunião entre os clubes marcada para o dia 6 de junho e, para que o VAR não seja mais usado na competição, ao menos 14 das 20 equipes precisam ser favoráveis à ideia.

Segundo o site The Athletic, o comunicado do Wolverhampton destacou que o objetivo não é atribuir culpados, e, sim, buscar "o melhor resultado possível para o futebol". O relatório também apontou o que o clube considera serem efeitos negativos do uso do VAR.

"Impacto nas comemorações de gols", "frustração e confusão nos estádios com a demora nas verificações ou com as falhas de comunicação", "ultrapassar o propósito de corrigir erros claros e óbvios e passar a analisar excessivamente as decisões subjetivas comprometendo a fluidez e a integridade do jogo" e "diminuição da responsabilização dos árbitros em campo" foram citados no documento.

De acordo com a publicação, um porta-voz da Premier League, a liga que organiza o Inglês, afirmou que a entidade não é contra a votação, mas "apoia totalmente" o uso do VAR e "continua comprometida em fazer melhorias no sistema para benefício do jogo e dos torcedores". Caso os clubes optem por não usar a ferramenta, a edição da próxima temporada será a primeira desde 2018 a não ter o VAR no Campeonato Inglês.