Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Vitória mostra força defensiva, vence o Bragantino e deixa o Z-4

Leão superou o Massa Bruta por 1 a 0

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 20 de julho de 2025 às 18:00

Kayzer marcou da vitória do Rubro-Negro Crédito: Victor Ferreira/E.C. Vitória

A eficiência defensiva que o Vitória começou a mostrar nas duas últimas partidas do Brasileirão trouxe, na tarde deste domingo (20), os primeiros três pontos do time sob o comando do técnico Fábio Carille. No Barradão, diante da sua torcida, o Leão contou com gol de Renato Kayzer logo aos oito minutos do primeiro tempo para vencer o Bragantino por 1 a 0.

Apesar da distância entre os dois times na tabela, com o Massa Bruta no G-4 e o Vitória na zona de rebaixamento, o time baiano começou o jogo pressionando os visitantes, subindo a marcação e tendo volume ofensivo antes mesmo dos 10 minutos de jogo. Depois de ser recompensado com gol cedo, no entanto, a postura mudou de maneira estratégica.

O Vitória passou a permitir que o Bragantino ficasse mais com a bola, esperando no seu campo com a defesa postada. Foi a partir daí que o Leão deu uma demonstração clara de força defensiva, sem deixar que o adversário conseguisse produzir chances no primeiro tempo para assustar Lucas Arcanjo.

Na segunda etapa, com mais volume, o Massa Bruta chegou a incomodar o goleiro do Rubro-Negro em momentos pontuais, mas o Vitória seguiu com marcando de maneira inteligente para manter o 1 a 0. Com o resultado, o Leão pulou para a 15ª colocação com 15 pontos. O Bragantino, por sua vez, parou nos 27 pontos, na terceira posição.

Vitória superou o Bragantino no Barradão por Victor Ferreira/E.C. Vitória

O jogo

Já nos minutos iniciais, o Vitória mostrou mudanças em relação a postura adotada fora de casa nas últimas duas partidas. Com uma marcação alta, o Leão apertou o Bragantino e reteve a posse da bola no ataque. Estratégia que deu resultado logo aos 8 minutos de jogo, quando, depois de de um escanteio curto, Matheusinho cruzou na área e a bola sobrou para Kayzer bater de primeira. O atacante acertou o ângulo, não deu chances ao goleiro Cleiton e fez o Barradão explodir.

Depois de abrir o placar, o Vitória baixou a pressão e permitiu que o Massa Bruta tivesse mais a bola. A posse, no entanto, não se converteu em chances claras para o time paulista, que esbarrava na ótima marcação do Leão. Só aos 23 minutos o Bragantino conseguiu assustar pela primeira vez, em bola dividida na área que sobrou para o ponta Vinicinho. Na hora de bater, entretanto, o jogador foi travado pela ação rápida de defensores do Vitória.

A partida seguiu muito brigada com divididas fortes entre os jogadores. O Leão, porém, era mais efetivo em controlar as ações dos visitantes e manter a vantagem no placar. Por isso, até os 30 minutos do primeiro tempo, só duas finalizações foram feitas na partida, sendo uma para cada um dos times. O jogo seguiu com Bragantino sofrendo para atacar e o Vitória com dificuldade para encaixar contra-ataques e ampliar.

As duas equipes voltaram para a segunda etapa sem alterações na escalação. O que não mudou também foi a dinâmica da partida, que se manteve sem grandes chances do gol. O Bragantino até tentou acelerar as trocas de passe, mas seguiu sem encontrar espaços tanto pelos lados como pelo meio de campo. Ainda que o time paulista conseguisse criar uma chance jogando a bola na área, desperdiçava como ocorreu aos 13 minutos do segundo tempo, quando Sant’’anna perdeu uma boa oportunidade.

Dois minutos depois, Henry Mosquera decidiu ir sozinho pelo lado direito, passou por Maykon Jesus com facilidade e bateu forte para obrigar Lucas Arcanjo fazer bela defesa. A bola ainda sobrou para Vinicinho no rebote, mas o atacante voltou a ser bloqueado pela defesa rubro-negra no momento da finalização. Com a sequência de duas chegadas perigosas do Massa Bruta, o time paulista começou a tentar uma pressão para ter mais volume de ataque e chegar ao empate.

O Vitória, por sua vez, voltou a mostrar boa articulação defensiva para evitar que o adversário crescesse na partida. Com as entradas de Osvaldo e Pepê, inclusive, passou a ter um contra-ataque mais eficiente para respirar em estocadas ofensivas, mas sem muito sucesso no último passe para definir as jogadas e transformá-las em gols. Assim o jogo se manteve até o final, sem grandes sustos para a torcida do Leão que foi ao Manoel Barradas apoia toda a equipe.

FICHA TÉCNICA

Vitória x RB Bragantino - 15ª rodada da Campeonato Brasileiro

Vitória: Lucas Arcanjo; Raul Cáceres, Lucas Halter, Zé Marcos e Maykon Jesus; Baralhas, Ronald (Pepê) e Matheusinho (Edu); Lucas Braga (Osvaldo), Fabri (Erick) e Renato Kayzer (Henzo Lopez). Técnico: Fábio Carille.

RB Bragantino: Cleiton, Sant’’anna, Pedro Henrique, Eduardo e Guilherme Lopes; Fabinho (Hurtado), Eric Ramires (Praxedes) e Gustavo Neves (Borbas); Vinicinho (La Quintana), Henry Mosquera (Davi Gomes) e Pitta. Técnico: Fernando Seabra.

Estádio: Barradão

Gols: Renato Kayzer, aos 8 minutos do primeiro tempo;

Cartões Amarelos: Guilherme Lopes e Praxedes pelo Bragantino; Maykon Jesus e Erick pelo Vitória;

Arbitragem: Rodrigo José Pereira de Lima (PE), Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Bruno Cesar Chaves Vieira (PE).

VAR: Charly Wendy Straub Deretti (SC)

Público: 16.187