Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

4 tipos de conclusão para usar na redação do Enem

Veja diferentes formas de escrever o encerramento do seu texto e garanta nota máxima

  • Foto do(a) author(a) Portal Edicase
  • Portal Edicase

Publicado em 23 de abril de 2024 às 14:36

Imagem Edicase Brasil
A conclusão de um texto pode ser feita de diferentes formas (Imagem: 4 PM production | Shutterstock) Crédito:

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o tipo de texto cobrado é o dissertativo-argumentativo (aquele que defende uma ideia com argumentos, opinião e explicações fundamentadas). Resumidamente, ele divide-se em três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A conclusão nada mais é do que o encerramento do texto em consonância com a tese defendida por meio dos argumentos arrolados. Contudo, ela pode ser feita de diferentes maneiras. Veja abaixo quais são elas:

1. Síntese

Mais adequada para textos expositivos, consiste em resumir/sintetizar/condensar as ideias apresentadas/defendidas no texto.

2. Retomada da tese

Sem apelar para a redundância/repetição da tese, confirma a ideia central, isto é, a tese apresentada no início do texto.

Imagem Edicase Brasil
Apresentar soluções para um problema é uma das formas de encerrar o texto (Imagem: LStockStudio | Shutterstock) Crédito:

3. Encaminhamento de soluções

A partir das questões levantadas na discussão, propõe encaminhamentos, isto é, possíveis soluções para essas mesmas questões. Não se trata de soluções alheias à realidade , muito menos desconectadas do que foi discutido/apresentado no texto.

4. Pergunta retórica

A pergunta retórica deve suscitar a reflexão do leitor , e não jogar para ele a responsabilidade de encaminhar possíveis soluções para o que foi discutido/apresentado no texto.