Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Baleia é resgatada após encalhar em banco de areia em Ilha de Maré

Equipes da PM e do Inema auxiliaram no resgate

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2023 às 07:35

Baleia foi resgatada com apoio da PM
Baleia foi resgatada com apoio da PM Crédito: Reprodução

Uma baleia jubart encalhou em um banco da areia na Ilha de Maré, na manhã de sábado (8). O animal, que tinha 10 metros, teve o auxílio de equipes da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) da Polícia Militar, apoiados por integrantes da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil e dos Institutos do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para conseguir voltar ao mar.

Segundo informações da Polícia Militar, os PMs foram acionados por pescadores que navegavam pela ilha, nas proximidades da Refinaria Landulfo Alves, após perceber que a baleia estava próxima a costa, encalhada em um banco de areia.

A comandante da unidade, major Érica Patrícia, contou que, assim que souberam da ocorrência, os policiais que integram o 4º Pelotão Náutico (Loreto) da Coppa prepararam os equipamentos e, com o auxílio de uma lancha e de um jetski (motoaquática), ajudaram a baleia a retornar ao mar.

“A agitação da embarcação e o barulho dos motores foram técnicas que utilizamos para que ela saísse daquela situação. Ela conseguiu sair e retornar para o mar aberto”, detalhou.

A oficial ainda contou que o trabalho precisou ter bastante atenção para não estressar o bicho, recentemente chegado da Antártida para a temporada de reprodução, nesta época do ano.