Chapada Diamantina é eleita como 'Melhor Destino de Aventura' para comunidade LGBTQIA+

Premiação é pioneira no mercado de turismo

  • Foto do(a) author(a) Alô Alô Bahia
  • Alô Alô Bahia

Publicado em 5 de fevereiro de 2024 às 18:47

Prêmio é inédito Crédito: Agência Altitude Latitude

A terceira edição do Prêmio Viaja Bi elegeu a Chapada Diamantina como o 'Melhor Destino para Aventura/Outdoor' para a comunidade LGBTQIA+ visitar em 2024. A premiação, pioneira no mercado, é uma bússola para viajantes planejarem suas viagens em 2024, com tendências indicadas por um júri de especialistas em turismo e viajantes experientes.

Situado em uma região montanhosa, o destino proporciona ao visitante diversos atrativos, como trilhas, cachoeiras, banhos de rios e uma dose de história, com casarões coloniais e antigos caminhos pavimentados por escravos na época do ciclo do ouro e do diamante. Além disso, a Chapada possui uma rica cultura que reflete a mistura étnica brasileira, com influências indígenas, africanas e europeias.

Os resultados do Prêmio Viaja Bi vão ao encontro de tendências do setor. De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, São Paulo e Bahia estão entre os estados preferidos pelos entrevistados para realizar viagens a lazer nos próximos 12 meses. Dos 43% que responderam ter vontade de viajar neste ano, 15% apontaram o desejo de ir para São Paulo, enquanto a Bahia teve 11% das intenções de visitas dos futuros viajantes.

Destinos que oferecem opções de sol e praia são a atração turística preferida de 59% dos entrevistados. Já a categoria natureza e ecoturismo ocupa o segundo lugar, sendo citada por 27% dos participantes. Saúde e bem-estar, por sua vez, vem em seguida, com 20%, e o turismo de aventura é o eleito entre 16% dos que participaram da pesquisa.

Outros destinos brasileiros no prêmio

Além da Chapada Diamantina, também tiveram destaque São Paulo (SP), Bonito (MS) e Jalapão (TO).

A capital paulistana foi eleita como “Melhor Destino Brasileiro”. Sendo uma das maiores metrópoles do mundo, São Paulo é também um vibrante centro de diversidade e inclusão para o público LGBTQIA+. A cidade se destaca por oferecer uma cena gay rica e variada, abraçando diferentes expressões. Na mesma premiação, São Paulo levou, ainda, o título de “Melhor Destino para Trabalhar” entre a comunidade gay.

Na categoria “Melhor Destino Sustentável”, o prêmio foi para a cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, destino ideal para quem gosta de aproveitar a natureza. Conhecido por suas belezas e por um forte ecoturismo de preservação ambiental, o município atrai turistas de todo o mundo devido às suas águas cristalinas, grutas impressionantes, trilhas e uma rica diversidade de fauna e flora.

No coração do estado do Tocantins, o Jalapão entrou para lista como “Melhor Destino de Beleza Natural”. Com suas paisagens únicas e preservadas, o local tem se tornado um destino turístico cada vez mais popular, graças aos seus fervedouros, dunas e cachoeiras.

Júri

O Prêmio Viaja Bi! 2024 possui, entre os jurados, brasileiros e estrangeiros especialistas em turismo, como Rafael Leick, Clovis Casemiro, Maartje Hensen, Daniel Nunes, Dirk Baumgartl, Guilherme Dias, Felipe Abílio, Dan Gamboa, Doug Wallace e os casais dos projetos Estrangeira, Viagens Cine, Sala de Embarque, Nomadic Boys e Couple of Men. Os influencers Klébio Damas, Pedro HMC e Penelopy Jean e os experientes viajantes Adams Souza, Marcelo Darghan, Gilson Garrett e Flávio Santos também fazem parte do time.