Com seis dias de programação, Salão Náutico Salvador com Grand Pavois começa nesta terça (14)

Na abertura, Prefeitura e Ufba firmam parceria para implantação do projeto Archemar-Salvador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2023 às 21:59

Com seis dias de programação, Salão Náutico Salvador com Grand Pavois começa nesta terça (14)
Com seis dias de programação, Salão Náutico Salvador com Grand Pavois começa nesta terça (14) Crédito: Jefferson Peixoto / Secom

O Salão Náutico Salvador com Grand Pavois terá início nesta terça-feira (14) e segue até o domingo (19), na Bahia Marina, no Comércio, trazendo diversas atividades voltadas para a economia do mar, entre exposições, fóruns e palestras, reunindo pesquisadores, velejadores e empresários ligados ao setor. No primeiro dia, a programação começa às 17h e tem entrada gratuita para a população. O prefeito Bruno Reis participa da abertura do salão, ao lado de outras autoridades municipais.

Na abertura do evento, a Prefeitura e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) firmarão uma parceria, através de um protocolo de intenções, para a implantação do projeto Archemar-Salvador. A iniciativa visa potencializar a arqueologia marítima e subaquática da Baía de Todos-os-Santos e prevê a criação de um Centro de Pesquisa e Referência em Arqueologia e Etnografia do Mar (CRMar) e do Museu Aberto da Baía-de-Todos os Santos (MABaía) na cidade. O local que abrigará as estruturas ainda está em fase de definição.

Na prática, o centro de pesquisa será um espaço que produzirá conhecimento para promoção e divulgação, referência e visitação educativa monitorada. O museu, por sua vez, contará com exposições de objetos físicos e exposições virtuais por meio de equipamentos de realidade virtual e aumentada, promovendo aprendizado sobre características de sítios arqueológicos, patrimônio etnográfico e histórico-cultural da baía que margeia a capital baiana e mais 13 municípios.

Após a assinatura do protocolo entre a Prefeitura de Salvador e a Ufba, o público poderá acompanhar uma apresentação do velejador campeão mundial e medalhista olímpico Lars Grael, que trará o tema “O poder de inclusão dos projetos sociais ligados à náutica”.

Fóruns e palestras 

A partir de quarta-feira (15), o acesso ao Salão Náutico Salvador com Grand Pavois será feito mediante a apresentação de ingressos que podem ser adquiridos no site da Sympla. A programação do dia terá as palestras: Turismo Náutico Sustentável, que será conduzida pela empresária e presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez; Conexões Náuticas, a ser apresentado pelo especialista em economia náutica José Raimundo de Abreu Zacarias (Sebrae); e Charters Náuticos, pelo velejador olímpico e empresário Marcos Soares.

Na quinta-feira (16) o engenheiro e velejador Aleixo Belov, que já deu cinco voltas ao mundo a bordo de um veleiro, vai falar sobre Passagem Noroeste 2022, livro que conta a viagem que fez ao Oceano Ártico. Também haverá uma palestra sobre Segurança na Navegação, com o Tenente Rodrigo Santos, e um painel sobre Arqueologia Subaquática, com os professores da Ufba Carlos Caroso e Rodrigo Torres.

Na sexta-feira (17), as temáticas discutidas serão Cimatec Mar, com o reitor do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), Leone Andrade; Licenciamento de Marinas e equipamentos náuticos, com Otávio Freire; Gestão de Marinas, com a administradora Leilane Loureiro; Case Beneteau, a história da maior construtora de embarcações de esporte e lazer do mundo contada pelo diretor-presidente, Thibaut de Montvalon; além de Brazilian Hally, com Silvio Ramos.

No sábado (18), os temas discutidos serão Indicadores Náuticos, por Eduardo Coluna, e Economia Compartilhada, por Beto Brandy. No mesmo dia, a designer de interiores e velejadora Cecília Avena fará uma palestra sobre as Travessias Intercontinentais pelo Oceano Atlântico. Já o diretor da rede World Watch Institute no Brasil, Eduardo Athayde, vai falar sobre Amazônia Azul e Economia do Mar.

Todas as palestras acontecerão sempre de 17h às 21h.

Expositores 

O Salão Náutico Salvador com Grand Pavois funcionará de 14h às 21h. No local, serão expostos, ainda, artigos esportivos, acessórios e peças náuticas. No píer, em frente ao restaurante Soho, duas balsas darão acesso a uma exposição de barcos de oito dos maiores estaleiros presentes no país, a exemplo de Sessa, Real, Schaefer, Infinity, Beneteau, entre outros.

Além disso, cerca de 30 estandes farão mostra e venda de motores, peças e equipamentos ligados à náutica, artesanato, acessórios e alimentos. Os itens poderão ser adquiridos no local, movimentando a economia e aquecendo o ambiente de negócios na cidade.