oportunidade

Curso gratuito de costura industrial no bairro do Uruguai está com inscrições abertas

O projeto Ponto da Moda disponibiliza 40 vagas para quem quer aprender um ofício na indústria têxtil.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2023 às 16:57

As peças produzidas no trabalho final serão apresentadas em um desfile
As peças produzidas no trabalho final serão apresentadas em um desfile Crédito: Ponto da Moda/ Divulgação

As inscrições para novas turmas do curso gratuito de costura industrial do projeto Ponto da Moda estão abertas até o dia 20 de outubro. As aulas serão realizadas no Condomínio Bahia Têxtil, no bairro do Uruguai, em Salvador.

Para concorrer a uma das 40 vagas, o interessado deve ter mais de 18 anos, estar desempregado e ter uma renda familiar inferior a dois salários-mínimos, além de preferencialmente ser morador de um dos 14 bairros da Península de Itapagipe. As inscrições devem ser realizadas aqui.

As aulas ocorrerão na Rua do Uruguay, 151, Uruguai, nos turnos matutino e vespertino, possibilitando a adesão de acordo com a disponibilidade de horários dos participantes. Ao final das atividades, os alunos receberão um certificado.

Após a inscrição, o candidato deve ficar atento à página da Lavoro Brasil (@lavorobrasil), no Instagram, onde será publicada a convocação para os testes de seleção. Essa etapa é eliminatória e está programada para acontecer nos dias 23, 24, 30 e 31 de outubro, na sede do projeto. A divulgação dos aprovados ocorrerá entre os dias 3 e 5 de novembro, e a aula inaugural acontecerá no dia 6 do mesmo mês.

O projeto visa formar costureiros que tenham o domínio na operação de diferentes máquinas utilizadas no segmento. No total, serão 350 horas de aula, distribuídas em quatro módulos e um trabalho final que consiste na produção de peças a serem apresentadas em um desfile.

O módulo principal, técnico-específico, irá abordar temas como princípios básicos de costura; tecnologia de máquinas de costura e planejamento e organização do trabalho. O curso ainda conta com módulos de desenho técnico aplicado e modelagem técnica aplicada, além de sustentabilidade e meio ambiente.