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A tarefa não é fácil, mas é necessária; E o melhor: dá para fazer isso sem 'queimar o seu filme'
Priscila Natividade
Publicado em 16 de julho de 2018 às 06:00
- Atualizado há um ano
Funcionário do mês, sempre proativo, com possibilidade de crescer na carreira e na empresa. Um prodígio. Junto com isso vem a corda no pescoço, pedidos extras, prazos sufocantes, estresse e milhares de atribuições. Algumas delas fora do cargo que está lá no crachá. Muita gente que passou por algo parecido ou se viu nessa situação, com certeza chegou naquela pergunta: dá para dizer não para o chefe?
Dá sim. Seja por medo de perder o emprego ou por desagradar a um chefe “gente boa”, o fato é que até mesmo os gestores precisam de limites. E, acredite, dizer um não de vez em quando não vai queimar o seu filme ou prejudicar sua carreira, ao contrário de um trabalho malfeito.
“Fale de forma simples e honesta. Traga dados e informações que apoiem o seu ‘não’. Explique seu ponto de vista e mostre-se aberto para ouvir também”. O conselho é da diretora da Right Management, empresa do ManpowerGroup, Wilma Dal Col. Ela destaca a importância de ser sincero e direto nas argumentações e também na relação com o superior. “Faça uma exposição sincera da sua condição real, do fator tempo versus tarefas e sua predisposição para negociar prazos se possível”, completa.
Foi o que aconteceu com o vigilante Kailan Oliveira quando havia acabado de ingressar no primeiro emprego. De entregador de recibo foi promovido para leiturista. No entanto, a promoção foi só verbal e demorou a ser registrada na carteira. “Fiquei seis meses fazendo a outra função sem ver o retorno financeiro. Era cobrado por um trabalho que o salário não alcançava. Chegou um dia que eu disse ao meu coordenador que só ia a campo se minha carteira fosse atualizada. Caso contrário, eu ia voltar a fazer o trabalho de antes”, lembra.
Quando disse não ao chefe bateu aquele medo de ser desligado. “Fui pra casa esperando a demissão no outro dia. Mas, no dia seguinte, o superior do meu coordenador perguntou por que eu tinha me recusado a fazer trabalho na função que fui promovido. Conversei com ele, mostrei os contracheques e foi tudo esclarecido. Mas meu supervisor levou uma suspensão de três dias”.
Por isso, para Kailan, a melhor atitude ainda é conversar. “Uma boa relação com o chefe é na base do diálogo, com tudo esclarecido. Tudo em pratos limpos. Tendo diálogo, o acordo flui normalmente”, acredita.
Coragem
A postura autocrática, de pouca empatia, a falta de acolhimento e de abertura para ouvir são os principais empecilhos na relação entre o profissional e seu superior dentro do ambiente de trabalho. “Em geral, o que mais ouvimos como queixa é que o chefe não oferece oportunidades e que não dá feedback. Muitas vezes, o líder acredita que feedback é aquela conversa para dizer o que vai bem e o que não vai bem, mas feedback não se limita a isso. O líder que fala de propósito, objetivos, valores e expectativas na realização do trabalho encontra um espaço importante na relação para alinhar e engajar ideias”, destaca ainda Wilma Dal Col.
De acordo com uma pesquisa feita pela Manpower Group, 82% dos funcionários estariam mais envolvidos caso seu gestor incorporasse conversas no dia a dia e no cotidiano do trabalho. “Quando o líder incorpora essa conversa e o propósito no relacionamento com sua equipe, provavelmente estará criando um ambiente mais favorável e assim encontra também um espaço fundamental para compartilhar o significado das atividades, os objetivos de trabalhos e projetos”, explica a especialista.
Para os dois lados, chefe e subordinado, vale sempre a pena dizer a verdade. “Use de sinceridade. Procure construir um relacionamento sadio e respeitoso com seu chefe no dia a dia. Sem exageros, aprenda a conhecê-lo e permita que ele também o conheça”, recomenda Wilma.
DICAS PARA NEGOCIAR COM O GESTOR
Argumentos Argumentar com o chefe vai exigir habilidade em dialogar. Se posicionar, trazer razões. Tente surpreendê-lo. Apresente trabalhos que ele ainda não esperava. Ou seja, apresente bons resultados. Essa vantagem na hora da conversa vai contar muito a seu favor.
Cautela Tudo depende da forma que você vai abordar seu chefe. É preciso fazer a abordagem com cautela. Isso vai colaborar bastante para que os resultados sejam positivos, com base na forma que a colocação é feita.
Tarefa difícil Por mais que pareça complicado dizer não a um pedido de um superior, dá para fazer isso sem causar um mal-estar ou gerar um problema. Uma estratégia - segundos os especialistas - é ser direto e objetivo na conversa. Também não deixe de apresentar soluções. Afinal, nenhum chefe quer problema.
E se o chefe não gosta muito de conversa? Mais uma situação que vai te exigir pensar bastante antes de falar. Use formas de dizer não sem necessariamente usar a palavra não. O truque é devolver a questão com outra pergunta. Isso vai levar o chefe a repensar o que pediu. Em vez de dizer ‘não tenho tempo para isso’. Que tal usar ‘você pode me ajudar a determinar o que é prioridade?’. Se já estiver sobrecarregado de tarefas extras, vale se ‘desarmar’ e evitar queixas quando mais uma tarefa chegar a sua mesa. Troque o ‘não tenho condições de fazer’, por ‘posso dar outra ideia?’.
Cuidado com o ‘não’ logo de cara Analise a situação. Se mostre esforçado, mas pondere suas demandas. Mostre ao seu superior que já está trabalhando para terminar tarefas já passadas o quanto antes. No entanto, não deixe de estabelecer limites para não acabar comprometendo a qualidade do seu trabalho.