Exame de creatina será ofertado gratuitamente na próxima semana em Salvador

Resultado do exame sai no mesmo dia

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 8 de março de 2024 às 14:40

Imagem Edicase Brasil
Beber água é fundamental para garantir um bom desempenho na musculação  Crédito: puhhha | Shutterstock)

O Instituto de Nefrologia Alayde Costa (INAC), referência no diagnóstico e tratamento de doenças renais, está preparando uma série de ações para celebrar a Semana Mundial do Rim. Durante os dias 14 e 15, das 7h Às 10h, a unidade de saúde, que fica no Alto da Terezinha, em Salvador, vai oferecer, gratuitamente, 100 exames de dosagem de creatinina. 

O exame identifica possíveis doenças renais e será aberto para o público geral. Para participar, basta levar o RG ou algum outro documento de identificação. O resultado do exame sai no mesmo dia.

A programação da Semana Mundial do Rim começa no domingo (10), com uma caminhada promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia - Regional Bahia (SBN), no Parque da Cidade, das 8h às 12h. Já nos dias 12 e 13, as atividades acontecem na Sala de Espera do INAC, com ações voltadas para acompanhantes de pacientes do hospital, com foco na conscientização sobre doenças renais, sua prevenção e a incorporação de práticas saudáveis no dia a dia.

“As ações promovidas no Dia Mundial do Rim visam alertar e conscientizar sobre casos de doenças renais, principalmente as crônicas, cujos pacientes têm que ser submetidos a sessões de hemodiálise continuamente”, destaca Dra Fernanda Albuquerque, médica assistente do INAC.

"Atualmente atendemos 210 pacientes que realizam hemodiálise ambulatorial, com atendimento em três turnos de diálise, manhã/tarde/noite, de segunda a sábado, sem interrupção”, completou, ressaltando que a Clínica de Hemodiálise do Hospital Alayde Costa, está credenciado na rede 100% SUS para atendimento a pacientes de Salvador e municípios vizinhos, além de realizar serviços de diagnóstico e acompanhamento.

Para serem atendidos no hospital, os pacientes precisam ser regulados através da Central de Regulação de nefrologia do Estado.

Sobre os órgãos

Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral. Sua principal função é remover os resíduos e o excesso de água do organismo. O problema é que, muitas vezes, por falta de prevenção, as pessoas podem descobrir problemas renais em fases muito avançadas das lesões. A Doença Renal Crônica (DRC), que consiste em lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins, é a mais grave delas.

Segundo estimativa da Organização Internacional World Kidney Day, 10% da população mundial (850 milhões de pessoas) tem alguma doença renal crônica, que se não for tratada, pode ser fatal.

No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) relativos a 2022, o número de pacientes com DRC avançada é crescente e, atualmente, mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.