Filho que matou a mãe tem prisão preventiva decretada; ele acusa a vítima de ritual

Justiça determinou que homem seja encaminhado à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2024 às 10:01

Acusado de matar a própria mãe a facadas no bairro de Valéria, em Salvador, José Natan dos Santos Carvalho, de 21 anos, está preso preventivamente após audiência de custódia. Ele foi preso em flagrante após o corpo de Sandra Maria dos Santos Carvalho, 58, ser encontrado no último sábado (20) em estado de decomposição e com a mão decepada.

À polícia, o suspeito confessou o crime e disse que matou a mãe porque ela estava fazendo um ritual de magia contra ele. José Natan também argumentou que decepou a mão da vítima porque precisava para sacar o dinheiro dela no banco. 

Depoimentos ainda dão conta de que, quando os policiais chegarem no local do crime - a casa em que mãe e filho moravam -, o homem estava sentado no sofá e o corpo da vítima, no quintal.

A Justiça determinou que José Natan seja encaminhado à Rede de Atenção à Saúde (RAS) e à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), tendo o atendimento intramuros. A determinação serve como medida preventiva de contenção de eventual por crise psíquica.

Antes da audiência, o investigado foi atendido por uma equipe multidisciplinar e foi considerado apto para participar do ato. Segundo a decisão judicial, foram consideradas as certidões de antecedentes criminais, buscas por mandados de prisão em aberto e as pesquisas acerca de processos em tramitação contra Natan. 

A Justiça analisou que, apesar do preso ter réu primário e residência fixa, a prisão foi decretada em decorrência do modus operandi empregado no crime. O caso está sendo tratado como feminicídio. 

Relembre o caso

O corpo de Sandra Maria foi encontrado no sábado (20), mas a morte dela ocorreu dias antes. "O corpo estava em gigantismo, ou seja, em avançado estado de putrefação", contou um policial.

O crime aconteceu na Travessa Luzimar, em Boca da Mata de Valéria. Mãe e filho moravam na mesma casa, onde também residem outros parentes. Ainda de acordo com a fonte, José Natan foi à casa de uma prima pedir dinheiro. "Ele disse que precisava fazer uma viagem, mas não conseguiu. Aí, perguntaram por Sandra e ele não soube responder. Então, a prima foi à casa da tia e sentiu o mau cheiro e chamou a polícia', contou.

Segundo a Polícia Civil, o filho foi autuado em flagrante por homicídio. O suspeito fez exame de corpo e delito e segue à disposição do Poder Judiciário.