Fotos do corpo de Rodrigo Amendoim vazam na internet

Vilipêndio de cadáver é crime

Publicado em 29 de outubro de 2023 às 14:30

null Crédito: Reprodução

Fotos mostrando o corpo do influencer Rodrigo Amorim, morto neste sábado (28), estão circulando pela internet. As imagens mostram o baiano estendido no chão do apartamento onde foi encontrado sem vida.

Compartilhar ou armazenar fotos de pessoas mortas é crime de vilipêndio a cadáver. A pena prevista é de detenção de um a três anos, além de multa. Recentemente, o homem que vazou as fotos de Marília Mendonça no Instituto Médico Legal (IML) foi condenado a 10 anos de prisão.

Rodrigo Amorim foi encontrado morto no apartamento onde morava em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. As circunstâncias da morte estão sendo investigadas pela Polícia Civil baiana.

Como encontrar ajuda

Se você está passando por alguma dificuldade psicológica, existem alguns serviços gratuitos que podem ser acionados. Um deles é a ligação para o número 188. O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção por meio de conversas, sob total sigilo, por telefone, por e-mail e chat 24 horas todos os dias para todas as pessoas que querem ou precisam conversar.

Em Salvador, as pessoas também podem ser atendidas no Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (NEPS), referência nacional no acompanhamento a pacientes que tentaram suicídio. Para ser atendido, é necessário passar por uma triagem e o agendamento é feito pelo telefone (71) 3103-4343.

Além disso, é possível receber atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), seja por demanda espontânea ou mediante encaminhamento. A questão de saúde pode ser identificada inicialmente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e posteriormente pode ser encaminhada para um CAPS para criação de um plano terapêutico. Para ter acesso, o interessado deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência ou um CAPS do território.

Em caso de urgências e emergências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pode ser chamado pelo telefone 192, além da UPA Santo Antônio, Valéria, 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira e o Hospital Especializado Mário Leal que prestam atendimento de emergência psiquiátrica 24h por dia.