Golfinho morre após encalhar em praia de Porto Seguro

Animal apresentava mordidas de tubarão charuto, mas nenhuma lesão grave

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2024 às 20:05

Golfinho resgatado em Porto Seguro
Golfinho resgatado em Porto Seguro Crédito: Instituto Baleia Jubarte

Um golfinho foi encontrado encalhado na praia da Itapororoca, em Porto Seguro, no sul do estado, na manha desta terça-feira (9). O animal apresentava mordidas de tubarão charuto, mas nenhuma lesão grave aparente, nem sangramento ou secreção.

O resgate e atendimento do animal foi realizado pelo Instituto Baleia Jubarte, que transferiu primariamente o golfinho para uma piscina temporária no projeto parceiro Coral Vivo em Arraial d’Ajuda.

Apesar dos esforços da equipe de acompanhamento, o animal veio a óbito. Ele irá passar pelo exame de necrópsia para tentar identificar a causa do encalhe e da morte.

O animal pertence a espécie Stenella Clymene e está em fase juvenil. Conhecido popularmente como 'golfinho de clymene', o mamífero é uma fêmea de aproximadamente 1,3 metros.

O Programa de Resgate do Instituto Baleia Jubarte é responsável por atender encalhes de mamíferos marinhos vivos ou mortos e faz parte da condicionante ambiental, com apoio da Veracel desde 2002.

Outros casos similares

Um golfinho foi encontrado morto na praia da Pituba, em Salvador, na noite de quarta-feira, 12 de junho deste ano. Policiais militares da Coppa foram acionados pelo Cicom para averiguar a situação.

Os militares constaram que o animal já estava morto, sendo necessário o transporte do mamífero para o Instituto de Mamíferos Aquáticos.