Lauro de Freitas: furtos de cabos semafóricos causam prejuízo de mais de R$250 mil

Ao menos 36 ocorrências foram registradas pelo município em um ano

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 4 de março de 2024 às 10:17

Roubo de cabos de semáforos  causa pr
Roubo de cabos de semáforos causa pr Crédito: Lucas Lins/Divulgação

Os furtos e roubos de cabos de cobre de semáforos e também do Sistema Metroviário, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), já causou um prejuízo de mais de R$ 250 mil reais aos cofres públicos nos últimos 12 meses. Além disso, tem prejudicado a mobilidade urbana da cidade com lentidão e congestionamentos, o que complica o trânsito e também a população que transita por essas localidades. Por essa razão, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), tem atuado para coibir essas ações.

Com o aumento dos casos, o secretário da SETTOP, Capitão Olinto, explicou que essas ações têm prejudicado as grandes metrópoles. "Os furtos e roubos de cabos das instalações semafóricas infelizmente se tornou uma situação costumeira nas grandes cidades brasileiras e em Lauro de Freitas não é diferente. Sem contar que há um grande prejuízo aos cofres públicos. Também estamos sofrendo com furtos e roubos de cabos do sistema metroviário", contou.

De acordo com Olinto, ao menos 36 ocorrências foram registradas pelo município no mesmo período e medidas para coibir essas ações já estão sendo tomadas. "Já passamos as informações para as polícias Civil e Militar, que são as responsáveis por fazerem as investigações com um prazo determinado, tanto para os que furtam e roubam, quanto para os que fazem a receptação desses objetos, o que também é um crime", revelou o gestor.