SMS oferta vacina contra a dengue em nove shoppings neste sábado (02)

Doses do imunizante também vão estar disponíveis em um drive-thru e um posto de saúde

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 1 de março de 2024 às 16:48

Vacinação contra a dengue já imunizou cerca de 1,2 mil crianças em Salvador
Vacinação contra a dengue já imunizou cerca de 1,2 mil crianças em Salvador Crédito: Lucas Moura/Secom PMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu o pontapé inicial da Mobilização Salvador Contra a Dengue na última quarta-feira (28), com o lançamento de uma séria de atividades e serviços para prevenção e combate à doença. Dentro da programação municipal, acontece neste sábado (02) uma intensificação da vacina em pontos estratégicos da cidade e com grande fluxo de pessoas, além de ações simultâneas de combate ao Aedes aegypti.

A dose do imunizante está disponível em 09 shoppings, um drive-thru e um posto de saúde. Segundo a vice-prefeita e secretária de Saúde Ana Paula Matos, esta é mais uma ação de grande relevância para o fortalecimento do enfrentamento à doença.

"Nosso objetivo é que as pessoas tenham mais comodidade e facilidade de acesso à imunização. Agradecemos a parceria com esses centros comerciais, que tem sido de suma importância para chegarmos mais perto da população que utiliza esses espaços para compras e lazer, principalmente no fim de semana. Convidamos os pais e responsáveis para trazerem seus filhos, dentro da faixa etária do público alvo, ajudando no fortalecimento desse cuidado”, declara Ana Paula Matos.

A primeira dose do imunizante estará disponível para os pré-adolescentes entre 10 e 11 anos. Para garantir a vacina é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS de Salvador e caderneta de vacinação. A aplicação será feita somente na presença dos pais ou responsável legal, para acompanhamento adequado e segurança das crianças e adolescentes.

As equipes do Centro De Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal da Saúde, também estarão este fim de semana reforçando as ações de inspeção em imóveis, bloqueio de focos e de transmissão espacial com uso de inseticida residual em mais de 13 bairros estratégicos. As atividades acontecem também no domingo (03).

“A luta contra o Aedes é uma responsabilidade social que necessita da participação de todos e a Saúde de Salvador tem desenvolvido diversas iniciativas de prevenção e combate ao vetor. Nossas equipes estão diariamente em atuação, trabalhando fortemente para eliminação dos criadouros em todos os distritos sanitários, bem como levando informação através de ações educativas em escolas e estações de transbordo, garantindo que a população esteja por dentro do que fazer para proteger sua comunidade e seus familiares. Este Dia D teremos diversas ações de prevenção para fortalecer todo esse trabalho”, destaca Ana Paula Matos.

Confira a lista com os locais ofertantes da vacinação no dia 02:

Clementino Fraga (5° Centro) - 09 às 16hs

Clementino Fraga (5° Centro) - 09 às 16hs – Drive-thru

Shopping Barra - 09 às 16hs

Shopping Pituba Parque Center - 09 às 16hs

Shopping Salvador - 09 às 16hs

Shopping Paralela - 09 às 16hs

Shopping Ponto Alto - 09 às 16hs

Shopping Bela Vista - 09 às 16hs

Shopping Vila Laura - 09 às 16hs

Shopping Cajazeiras - 09 às 16hs

Shopping Piedade - 09 às 16hs