Avião da Embraer faz pouso de emergência sem as rodas traseiras após pane

'Talento do piloto', definiram especialistas da aviação civil local

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2019 às 17:11

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: STR/AFP

Um avião da Myanmar Airlines fez um pouso de emergência que chamou atenção, na manhã deste domingo (12), no horário local (noite de sábado em Brasília). O jato E-190, da empresa brasileira Embraer, operava o voo UB-103 quando teve uma pane no trem de pouso. 

Assim, o piloto teve que pousar Aeroporto Internacional de Mandalay, segunda maior cidade do país, apenas com ajuda dos pneus traseiros. 

Segundo o vice-diretor do Departamento de Aviação Civil da Birmânia, Ye Htut Aung, o piloto da aeronave teria tentado, em diversos momentos, baixar o trem de pouso - inicialmente por meio do computador de bordo e depois manualmente.

"Eles sobrevoaram o aeroporto duas vezes perguntando à torre de controle se as rodas estavam abaixadas, dizendo que havia um problema técnico", explicou o vice-diretor. "Eles tiveram que pousar com as rodas traseiras, o piloto foi capaz de fazê-lo com talento e não houve vítimas", completou Aung.

Especialistas da Aviação Civil local elogiaram a desenvoltura do piloto. "Proeza do piloto", definiram. Uma investigação oficial foi aberta para investigar as causas do acidente. 

Além da tripulação, 89 passageiros estavam a bordo.