Terremotos na Indonésia deixam quatro mortos e 26 feridos

Hotéis desabaram e pessoas temem por um novo tsunami

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2009 às 00:41

- Atualizado há um ano

Um série de terremotos, dois deles superiores aos 7 graus na escala Richter, ocasionaram a morte de pelo menos quatro pessoas e 26 ficaram feridas na região de Papua, leste da Indonésia. O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que monitora a atividade sísmica mundial, registrou um terremoto de magnitude 7,6 na escala aberta de Richter às 04h43 locais de hoje (17h43 de ontem pelo horário de Brasília) e outro de 7,3 graus às 07h33 (horário local). O terremoto teve ser epicentro na região de Manokwari.

Este terremoto foi seguido de um alerta de tsunami por parte do Centro do Pacífico, que indicou que os detectores mostraram a formação de ondas altas, e das autoridades da Indonésia, embora este alerta tenha sido retirado pouco depois.

Segundo informações do G1, as autoridades locais declararam que ambos os terremotos causaram danos materiais em Manokwari, que tem cerca de 165 mil habitantes, assim como em Sorong, onde vivem aproximadamente 180 mil pessoas.

Um funcionário do hospital geral de Manokwari confirmou que pelo menos 26 pessoas ficaram feridas, das quais dois foram internadas na unidade de terapia intensiva (UTI), e que uma menina se encontra entre as vítimas mortais, após a parede de sua casa cair sobre ela.

Um hotel de três andares e um armazém desabaram em Manokwari. Segundo um servidor da Prefeitura em entrevista a uma rádio local, cinco pessoas ficaram presas entre os escombros do hotel, parcialmente destruído, embora três tenham sido resgatadas com vida e levados ao hospital.

Outros dois hotéis desabaram e segundo informações não-oficiais, duas pessoas estavam presas na ruínas do Hotel Mutiara que possuía uma construção antiga. As pessoas ficaram fora de casa assustados mesmo depois que foram retirados os alertas sobre os tsunamis. A cidade de Sorong também sofreu com os desabamentos, mas não havia informações sobre vítimas. Vôos que pousariam em cidades próximas também foram cancelados.

A agência de socorro World Vision enviou cerca de 2 mil unidades de mantimentos de emergência, que incluem alimentos enlatados, cobertores e medicamentos básicos, disse a porta-voz da organização Katarina Hardono.

Segundo Panji, porta-voz da Agência Nacional de Coordenação em Desastres, unidades da Polícia e do Exército foram mobilizadas para participar dos trabalhos de ajuda e resgate.

Veja também:

(Com informações do G1)