Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Uruguaios se despedem de José Mujica em velório público; corpo será cremado

Cinzas do ex-presidente serão jogadas na chácara onde ele morou com a mulher e a cachorrinha, nos arredores de Montevidéu

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 14 de maio de 2025 às 22:03

José Mujica
José Mujica Crédito: Reprodução

Os uruguaios se despediram nesta quarta-feira (14) de José Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e referência da esquerda latino-americana. Ele morreu na terça (13), aos 89 anos, em decorrência de um câncer. O velório público, no Palácio Legislativo, continuará nesta quinta (15), e a cremação será realizada nesta sexta-feira.

Segundo o Estadão, após o velório público, Mujica terá seu último desejo atendido: será cremado e enterrado em sua chácara, em Ricón del Cerro, ao lado de sua cachorrinha, Manuela, fiel companheira de entrevistas que morreu em 2018 aos 22 anos.

Mujica morou nessa chácara com a sua mulher Lucía Topolansky, que foi também sua vice-presidente no mandato que durou de 2010 a 2015.

Ela tinha anunciado, no dia anterior à morte, que Mujica estava em estágio terminal de um câncer de esôfago diagnosticado em 2024, que havia gerado metástase.

Lucía e o presidente uruguaio Yamandú Orsi abriram o cortejo fúnebre às 10h locais (mesmo horário em Brasília), na sede da Presidência. O cortejo seguiu até o Palácio Legislativo, onde o corpo está sendo velado. Admiradores de Mujica lotaram as ruas no entorno para ver o cortejo fúnebre e fizeram filas para o último adeus ao líder.

Na rede social X, Orsi escreveu que Mujica foi presidente, ativista e líder. "Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo povo."