'A coisa mais difícil é separar a emoção', diz Ivete sobre o The Voice

Reality show musical começa nova fase terça-feira (4): a Batalha dos Técnicos

  • Foto do(a) author(a) Naiana Ribeiro
  • Naiana Ribeiro

Publicado em 2 de setembro de 2018 às 12:21

- Atualizado há um ano

. Crédito: Isabella_Pinheiro/TV_Globo/Divulgação

A partir da próxima terça-feira (4), o The Voice Brasil, reality musical da Globo/TV Bahia, começa uma nova fase do programa: a Batalha dos Técnicos. Cada time começa a etapa com nove candidatos. A etapa consiste em batalhas especiais, com shows ao vivo, em que a disputa deixa de ser entre candidatos do mesmo time e passa a ser entre cantores de times adversários. Um sorteio é feito para descobrir qual técnico começa escolhendo seu opositor. A partir daí, Ivete, Brown, Lulu e Teló escolhem quem de seu time irá duelar com o time adversário. Nesta fase, a decisão fica totalmente nas mãos do público.

O CORREIO conversou com a baiana Ivete Sangalo, 46 anos, sobre o momento que o reality passa. Ela é jurada da atração desde o ano passado. De janeiro a abril, a cantora foi técnica da versão Kids; depois participou da sexta temporada do adulto de setembro a dezembro. 

[[publicidade]]

Carismática, expressiva e cheia de energia, Ivete é conhecida como a técnica que mais demonstra suas emoções no palco do programa. Ela puxa coro, faz caras e bocas e é dona da maior parte dos memes nas redes sociais. “A coisa mais difícil pra gente é tentar separar um pouco a condição da emoção. A gente se envolve com os candidatos, com a história de cada um e precisa ter o discernimento técnico sobre a apresentação”, explica. Ao mesmo tempo, é a mesma emoção que a guia enquanto técnica: “A emoção que nos faz manter aquele candidato no time. A gente vai muito por eliminação do que qualquer outra coisa, então é a maneira como o artista canta, é a desenvoltura dele diante daquela música, a interpretação e como o artista nos toca através de todo esse funcionamento da apresentação”. Confira entrevista completa. 

Até agora, qual foi o momento mais desafiador do reality para você?  A coisa mais difícil pra gente é tentar separar um pouco a condição da emoção, porque a gente se envolve com os candidatos, com a história de cada um e precisa ter o discernimento técnico sobre a apresentação. Então, mistura o amor, o carinho, o respeito ao colega, mas também o critério técnico que é fundamental no processo todo do programa. Porque são fases e pessoas vão sendo eliminadas a cada fase. A parte mais desafiadora é ter esse discernimento e ao mesmo tempo contemplar a emoção do momento.        Família The Voice Mariana Rios, Lulu Santos, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Michel Teló e Tiago Leifert (Foto: Raquel Cunha/TV Globo/Divulgação) Tem alguma coisa nessa edição que te impressionou, em especial? O volume de vozes incríveis. Eu me lembro que eu tive muita dificuldade na hora de separar meu time nas audições às cegas, pois ficava na expectativa e pensava: "Meu Deus, eu espero?", para fechar as 18 cadeiras. Então, me impressiona o nível alto dos candidatos.       

Nesta fase, os internautas ajudam técnicos a definirem seus times através de votação no site. Você geralmente leva a opinião do público para construir seu time? Quais são seus critérios?  Olha, o público é quem faz a costura, é quem finaliza as nossas impressões. Eles são a parte mais importante. Porque tem um feeling diferenciado, a opinião deles é de fundamental relevância. Quanto aos critérios, quando nós falamos sobre o momento, a emoção que nos faz virar a cadeira nos faz manter aquele candidato no time, porque a música e a arte são coisas que a gente não determina tantos critérios. A gente vai muito por eliminação do que qualquer outra coisa, então é a maneira como o artista canta, é a desenvoltura dele diante daquela música, a interpretação e como o artista nos toca através de todo esse funcionamento da apresentação.     Está confiante? Estou muito confiante. Eu tenho um time muito forte e a nossa dedicação é muito intensa.  (Foto: Raquel Cunha/TV Globo) Como é para você ensinar pessoas de diferentes gêneros musicais? O que mais gosta dessa função?  Na verdade, a gente não ensina, a gente troca informação. Porque o que se aprende com eles é muito mais do que se ensina. Eu acho que todo mundo que sobe naquele palco vem com a missão de dividir os seus sonhos, as suas expectativas e nos ensina a lidar com aquilo, as novas maneiras de cantar, as novas maneiras de se relacionar com a música. Então, o que eu gosto nessa função de técnica, além do imenso prazer que é estar naquela cadeira assistindo a grandes espetáculos, que cada vez que vamos ali, temos a oportunidade de ver e sentir coisas incríveis. Tenho a sorte de poder compartilhar com eles esses momentos, sonhos e o aprendizado, que é muito grande e mútuo.   

Entenda as próximas fases do The Voice BrasilBatalha dos Técnicos  Após o término do Tira-Teima, nove candidatos de cada time seguem na disputa. A terça-feira (4) será marcada pelo início de uma nova fase: a batalha dos técnicos. Nessas batalhas especiais, os shows acontecem ao vivo e a disputa deixa de ser entre candidatos do mesmo time e passa a ser entre cantores de times adversários. Um sorteio é feito para descobrir qual técnico começa escolhendo seu opositor. A partir daí, Ivete, Brown, Lulu e Teló escolhem quem de seu time irá duelar com o time adversário. Nesta fase, a decisão fica totalmente nas mãos do público;Remix Nesta fase, os técnicos do reality têm uma nova chance de equilibrar seus times. Cada um escolhe uma voz para seguir direto para a próxima fase. Os demais candidatos se apresentam em números solos e Brown, Lulu, Ivete e Teló voltam a usar o famoso botão vermelho para escolher quem vai passar para a próxima fase. Os participantes que tiverem mais de um botão apertado podem decidir em que time desejam ficar. Os times encerram essa fase com 4 vozes cada um;Shows ao Vivo Esta fase acontece em 2 programas. No primeiro, as 4 vozes de cada time se apresentam em shows ao vivo e apenas 3 seguem na competição. No programa seguinte, eles voltam a se apresentar para definir os 2 talentos de cada time que seguem para a semifinal; Semifinal Nesta fase, dois candidatos de cada técnico se apresentam, mas apenas um de cada time segue para a grande final;Grande final Na final, caberá ao público decidir quem será o campeão da sétima edição do ‘The Voice Brasil’. O vencedor ganha um prêmio de R$ 500 mil e um contrato com a gravadora Universal Music.