A nossa língua no Enem: veja como evitar os erros mais comuns em Português

Confira dicas de como estudar a gramática

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  • Gil Santos

Publicado em 19 de setembro de 2018 às 04:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/ CORREIO

Um dos momentos mais aguardados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a descoberta do tema da Redação. Na visão dos professores, ter conhecimento do assunto é fundamental para construir bons argumentos, e a gramática é outro ponto importante, mas, muitas vezes, negligenciado pelos candidatos.

A prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, aplicada no mesmo dia da Redação, avalia, dentre outros pontos, os conhecimentos gramaticais dos candidatos. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o desempenho dos estudantes brasileiros em 2017 foi menor que em 2016 nessa área.

Pensando nisso, o CORREIO conversou com professores e listou os erros mais comuns cometidos pelos candidatos do Enem na prova de Linguagens e Códigos, que tem 45 questões, sendo cinco de Língua Estrangeira e 40 de Português, Literatura, Artes, Educação Física e Comunicação. Em 2017, apenas um candidato em todo o país superou os 750 pontos nessa avaliação. A nota mínima foi de 299,6 pontos.

Acentuação Segundos os mestres, o primeiro requisito para responder a prova é ter atenção. O professor de Português e Redação do ProEnem e apresentador da TV Escola, Romulo Bolivar,  contou que a acentuação gráfica aparece na lista dos erros mais frequentes, seguida de mau uso da crase e dos erros de pontuação.

“São conhecimentos trabalhados na prova de Linguagens e Códigos e que também fazem parte da competência número 1 da Redação. As questões objetivas podem não perguntar diretamente sobre pontuação, mas esse conhecimento é necessário para saber a resposta”, afirmou.

Em caso de dúvida, se a palavra leva ou não acento, a orientação do professor é para que os estudantes encontrem um sinônimo e a substitua. Nas situações de incertezas de crase e pontuação, ele recomenda aos candidatos não usá-las. “É mais fácil ele errar colocando do que não pontuando”, disse.

A proficiência média dos participantes que fizeram a prova de Linguagens no ano passado foi de 510,2, enquanto no ano anterior foi de 520,5. Os candidatos que estavam concluindo o ensino médio tiveram rendimento menor (506,5) do que aqueles que já eram egressos das escolas (513,84) e ou treineiros (516,86).

Escrita A concordância e a conjunção verbais foram outros itens muito citados pelos professores como erro frequente dos candidatos. Stephanie Sapucaia, 17 anos, está no último ano da escola e concorda com os mestres. “Sou melhor em Humanas do que em Exatas, mas tenho algumas dificuldades com Português, principalmente, com verbos”, contou. Stephanie Sapucaia, 17 anos, está no último ano do ensino médio (Foto: Almiro Lopes/ CORREIO) O uso da linguagem da internet pode ser em parte responsável pelas confusões de alguns estudantes. Abreviações de palavras e expressões e a maneira informal da escrita prejudicam quem não exercita outro tipo de leitura. Para a professora de Português do Instituto Dom de Educar (Rede FTC), Daize Fonseca, a atenção precisa ser redobrada.

“No caso do uso do porquê, abreviado como pq, não fica claro na conversação se ele é junto ou separado, com o sem acento, por exemplo. Muitos estudantes erram o uso do ‘Mais ou Mas’, ‘Me ou Mim’ e o uso de vírgulas”, disse.

A orientação é para que os candidatos prefiram frases curtas e na ordem na hora de escrever: sujeito, verbo e predicado. Os professores aconselham um estudo das regras gramaticais e a leitura e análise de textos diferentes da linguagem coloquial. “O enunciado da questão também pode ajudar na resposta e é importante conhecer os casos especiais e exceções da gramática”, disse Daize.

Comandos E por falar em enunciado da questão, o professor de Português e Redação do Cursinho Universitário e do Colégio Isba, Luís Alberto, destacou a necessidade de atenção com os comandos de cada pergunta. Na prática, são verbos que orientam o candidato sobre o que, de fato, interessa para o avaliador.

“É preciso perceber o que está sendo pedido, como ‘identificar tais elementos’ ou ‘destacar as características de tal processo’. Identificar, destacar, apontar, encontrar são os comandos, por isso, o candidato precisa estar atento”, disse.

Segundo o professor, outros erros comuns dos estudantes são os usos dos pronomes e conjunções, além da concordância nominal, parônimos e homônimos. “São questões que vêm diluídas nos textos. O candidato nem percebe que está sendo cobrado”.

Para evitar os enganos, os estudantes devem praticar, respondendo simulados e destacando esses elementos nas leituras do dia a dia. A estudante do 2º ano, Ana Carla Pio, 17, adora ler romances de fantasia e espera que esse hábito ajude na hora da prova.

“Ainda não decidi que carreira vou seguir e esse será o meu primeiro Enem. Estou na escola pela manhã e faço curso à tarde, então, estudo quando ainda tenho energias. Eu leio bastante e isso também deve ajudar”, disse.

Este ano, 398.490 baianos se inscreveram para fazer o Enem. Em todo o país, são cerca de 5,5 milhões de candidatos. Entre eles está o estudante do 2º ano Mateus Oliveira, 17, que sonha em se tornar advogado. O estudante do 2º ano Mateus Oliveira, 17, fará o Enem pela 1ª vez (Foto: Almiro Lopes/ CORREIO) “Esse será meu primeiro Enem e minha maior dificuldade em Português é com pontuação, mas minha preocupação maior é com Física. Estou estudando quando posso. Vou fazer o Enem mais para ver como é e me preparar para o ano que vem”, disse.

Assuntos mais cobrados Os professores garantem que alguns assuntos são recorrentes no exame. São questões ligadas à variação linguística, coerência e coesão e interpretação textual.

O professor de Português e Redação do ProEnem, Romulo Bolivar, destacou também romantismo, modernismo e perguntas relacionadas com a  cultura, arte e educação física. “É muito comum questões sobre tipologia textual, pedindo para o candidato reconhecer o tipo de texto e suas finalidades”.

Educadores apontaram também figuras de linguagem, como metáforas, ironias e paradoxos, além de metalinguagem e funções poéticas, como assuntos recorrentes. Linguagens conotativa (mais ligada ao sentido figurado) e denotativa (sentido real) são outras questões frequentes.

Erros mais comuns em Português

Acentuação gráfica Crase Pontuação Concordância verbal e nominal Variação linguística Tipologia textual Coerência Coesão Parônimos e homônimos Conjunção e pronomes

CONFIRA 11º SIMULADO DO PROJETO REVISÃO ENEM

Veja temas da prova de língua estrangeira Inglês Leitura e interpretação de textos A consultora pedagógica do SAS Plataforma de Educação Maiara Sena explica que 51,3% das questões de Inglês, desde 2010, exigem leitura e interpretação de textos. “É preciso de muita prática e orientamos que os alunos exercitem a leitura de conteúdo variados”, diz Maiara.

Cartoons, tirinhas e charges  É importante ter noção do uso de linguagem coloquial e interjeições, para interpretar também textos não verbais e com carga humorística.

Domínio lexical “Orientamos traçar um plano de estudo com foco em sufixos, falsos cognatos, verbos frasais e expressões idiomáticas”, afirma Maiara.

Poemas e canções Ela diz que a prova trabalha, ainda, linguagem subjetiva e figuras de linguagem. Na maior parte das vezes, em poemas e canções.

Identificação da função do texto Também dentro do universo de textos, as questões de Inglês costumam exigir que o aluno reconheça gêneros textuais e saiba identificar o público-alvo de cada conteúdo.

Espanhol Compreensão e interpretação de textos A orientação também é praticar a leitura de conteúdos diversos, como acadêmicos, matérias jornalísticas e letras de música. 

Semântica e domínio lexical “Mais importante do que conhecer palavras é saber identificá-las a partir do contexto no qual estão inseridas”, diz Maiara.

Funções da linguagem Ela explica que variedade de funções em um mesmo texto e hierarquização das funções de acordo com o gênero textual são os conteúdos mais cobrados.

Identificação da função do texto É importante que o aluno exercite sua capacidade analítica de modo a entender o propósito dos textos e a diferença entre textos formais e informais.

Leitura e interpretação de charges e tirinhas Textos que apresentam linguagem verbal e não verbal são cobrados.

Fonte: SAS Plataforma de Educação