Ações do Primeiro Passo promove serviços assistenciais em 11 escolas municipais

Chamado de Vivências do Primeiro Passo, evento tinha foco nos beneficiários do programa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2019 às 19:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Famílias beneficiadas pelo programa Primeiro Passo tiveram um dia de conscientização e prestação de serviços neste sábado (23). A ação Vivências do Primeiro Passo foi realizada em 11 escolas municipais de Salvador, pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). 

O Primeiro Passo, que é uma iniciativa que oferta auxílio financeiro para que famílias possam manter os filhos em creches privadas, em situações em que não há unidade pública ou conveniada na região de residência, é coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com a Sempre, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na ação, foram oferecidos serviços como encaminhamentos aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAs), ao Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e cadastramento em programas e benefícios sociais – Cadastro Único - como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, orientações nutricionais da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan). 

Quem participou dos eventos também contou com palestras educativas realizadas pela secretaria. A dona de casa Ana Carla Francisco, 33 anos, beneficiada pelo Primeiro Passo, participou na Escola Municipal Ricardo Pereira, em Cajazeiras 8. Ela é mãe da pequena Luna Valentina, 2, e avaliou a ação de forma positiva. "Achei ótimo, aproveitei a oportunidade para atualizar meu cadastro e tirei algumas dúvidas sobre o Minha Casa, Minha Vida". 

Segundo a diretora de Proteção Social Especial da Sempre, Juliana Portela, participar da ação do Primeiro Passo, aproxima as comunidades e a reforça a importância da atividade integrada.

“É uma oportunidade de sensibilizar as famílias sobre a importância de serem acompanhadas e referenciadas nos serviços da Sempre e da Saúde para o pleno desenvolvimento integral das suas crianças, a exemplo de um CRAS ou CREAS, sem esquecer das condicionalidades do Programa Bolsa família”, afirma. 

A gerente geral de descentralização da Sempre, Wanette Carvalho, acredita que a iniciativa Vivências do Primeiro Passo superou as expectativas. 

“Conseguimos mobilizar e alcançar uma quantidade muito grande de pessoas.  A cada Vivência do Primeiro Passo realizada, a Sempre mostra, mais uma vez, a sua força e capacidade, através da prestação de serviços. Foi um sucesso”, comemora.