Após casos de violência, PM cria projeto para aumentar turismo em Conquista

Segurança será reforçada aos domingos na área chamada de Alto do Cruzeiro

  • Foto do(a) author(a) Mario Bitencourt
  • Mario Bitencourt

Publicado em 29 de janeiro de 2019 às 09:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação
. por Mário Bittencourt_CORREIO

Um projeto desenvolvido pela Polícia Militar da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista, tornou mais viável a visitação ao principal cartão-postal da terceira maior cidade da Bahia, com 338 mil habitantes.

Iniciado nesse domingo (27), o projeto “PM no pôr do sol” atraiu cerca de 5 mil pessoas ao pico da serra do Periperi, onde está uma das mais conhecidas obras do artista plástico Mário Cravo, o “Cristo Crucificado”, de 33 metros de altura.

Como sugere o próprio nome, o projeto é para incentivar as pessoas a irem ao “alto do Cristo”, como é mais conhecido o local, para apreciação da vista da cidade e, sobretudo, do pôr do sol, que proporciona beleza à paisagem.

[[galeria]]

Normalmente, o local é pouco visitado por moradores e visitantes de outras cidades por conta da falta de segurança - nas imediações, já ocorreram assaltos diversos e até assassinatos. A área já foi usada também para desovar corpos. Sobre isso, a PM informou que hoje, com policiamento ostensivo, os casos de crimes na região foram bastante reduzidos, mas não citou números.

Nascido e criado em Vitória da Conquista, o biólogo Gilson Costa da Silva tem 28 anos e, no domingo, foi a primeira vez que visitou o “alto do Cristo”. “Eu nunca vim, porque o povo sempre fala que é perigoso”, comentou.

“Mas, agora, com esse projeto da PM, dá pra vir tranquilo”, ele disse. Moradora de Poções, a estudante de Direito Giuliana Santos Costa, 23, contou que já tinha visitado o local com amigos, mas não demorou muito por medo de ocorrer algo.

“Ficamos aqui meia hora só, nem deu pra ver o pôr do sol direito, só fizemos umas fotos, demos um tempo e fomos embora. No dia que viemos, tinha só mais dois carros com famílias. Com pouca gente é arriscado vir aqui mesmo”, comentou.

O projeto proporcionou também que empresas de alimentos, como lanches, tapiocas, sanduíches e fabricantes de cervejas artesanais, colocassem pontos temporários de vendas no local, com o objetivo de atender aos visitantes.

Com início às 16h e término às 20h30, o projeto será realizado durante todos os domingos de fevereiro e conta ainda com apresentações musicais e atrações para crianças, como brinquedos e outras atividades lúdicas.

A segurança no local é feita pela 77ª Companhia Independente da PM, responsável pelo projeto, e que colocou no “alto do Cristo” uma base móvel, juntamente com o pelotão de motociclistas, responsável pelo patrulhamento no entorno e no acesso ao local. Outras unidades da polícia também participam da ação.

A capitã Larissa Couto, responsável pela comunicação da PM, disse que “espera que o projeto seja apenas o primeiro passo de uma caminhada sólida e segura de ocupação cultural dos espaços públicos, proporcionando aos frequentadores momentos agradáveis ao tempo que fortalece a imagem e os laços desta importante instituição social e comunitária”.

“Observamos que haveria a possibilidade de trazer a comunidade ao Cristo, e nada melhor do que nos finais de tarde de domingo. A Polícia Militar tem fomentado a questão da polícia comunitária que faz com que a comunidade se envolva”, disse o coronel Ivanildo da Silva, comandante da PM no Sudoeste.

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), disse que a Prefeitura já tinha estimulado a visitação na época do Natal, quando foi colocada uma decoração especial para a época.

“A Prefeitura está dando toda a infraestrutura e não vai parar. Vamos fazer muitos eventos aqui ainda. Iremos abrir uma chamada pública para atrair quiosques. Precisamos valorizar o turismo. Conquista tem potencial”, afirmou.