Arquitetos dão dicas para decorar a sua casa para o natal com criatividade

Enfeites e adornos brancos e dourados são tendência para o natal deste ano

  • Foto do(a) author(a) Victor Lahiri
  • Victor Lahiri

Publicado em 22 de novembro de 2018 às 05:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: (arquivo correio)

Basta o calendário alcançar os meados de novembro que vira Natal em Salvador. Ruas, shoppings e comércio em geral se ‘vestem’ para as festas natalinas, que acontecerão apenas em cerca de um mês e meio. Porém, a decoração de Natal é muito mais que uma tradição comercial, é nessa época que muita gente entra no ritmo e transforma a cara da própria casa. Para saber o que é tendência para o Natal 2018, o Correio conversou com arquitetos e decoradores para separar dicas para impressionar as visitas e não cometer erros na composição.

Ao contrário do tradicional vermelho, as cores tendência para este ano são dourado e branco, segundo o arquiteto Christiano Ruvenal. Contudo, a moda não é uma obrigação, e uma boa dica é adaptar adornos à decoração já existente no imóvel. “Hoje o comércio de decoração para as festas de final de ano é bem diverso, tendo opções que fogem ao vermelho e verde já tradicionais”, explica. “Se você tem uma pintura azul na sala, é possível comprar bolas, enfeites, adorno, velas e toalhas azuis, para combinar com a decoração já existente. Assim, a decoração temporária não fica em conflito com o que já existe”, completa.

Christiano também aponta a criatividade como um fator aliado no Natal dos últimos anos e que deve permanecer em 2018. “Tenho visto por aí ideias muito criativas com a composição da árvore de Natal com livros ou o contorno na parede utilizando apenas os pisca-piscas. Essas são excelentes opções para quem quer economizar dinheiro e até mesmo espaço com criatividade”, afirma. Consumidor tem à sua disposição produtos de materiais e cores diversas para fugir da mesmice  (Foto: Arquivo CORREIO) Mesa Uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos é o destaque da “mesa posta”, em vez  da decoração em toda a casa. De acordo com a decoradora Ana Paula Pereira, a opção tem sido priorizada por quem não quer comprometer a decoração original da casa, preferindo a valorização do espaço principal da ceia natalina. “Hoje em dia, caprichando na toalha de mesa, velas, peças de mesa e alguns adornos pontuais, é possível concentrar todo o conceito da festa em um local específico, sem a necessidade de transformar toda a casa”, aponta.

Aos que preferem aquela decoração mais tradicional com direito a todos os enfeites possíveis, Ana Paula alerta: cuidado com os excessos. “Apesar da decoração partir de opções muito individuais, recomendo a moderação para não acabar sobrecarregando o ambiente com peças que acabem escondendo a beleza da decoração que já existe no local”, observa.

Surpreenda com a decoração de natal

Tendência Branco e dourado estão em alta para a decoração natalina, a combinação de ambas as cores também pode trazer um estilo elegante e sofisticado para o ambiente decorado.

Harmonização Combinar as cores dos adornos com as tonalidades já presentes no espaço também pode ser uma escolha inteligente para evitar o conflito da decoração temporária com a decoração permanente. Caso não queira gastar com novos enfeites, é possível pintar as peças de natais passados com tinta spray. Na internet, é possível encontrar tutoriais com o passo a passo.

Materiais Famílias com crianças e pets devem evitar enfeites frágeis, a exemplo das tradicionais bolas de vidro, pois o manuseio   inapropriado pode causar acidentes. Priorize peças de plástico ou emborrachados. A iluminação pode ser composta com os pisca-piscas de led, que são menos perigosos, e mesmo os cordões luminosos, que são mais seguros, inclusive.

Criatividade Quem disse que é preciso gastar muito para decorar? Com um pouco de criatividade é possível  construir árvores de natal com livros ou madeira, guirlandas com papéis, adesivos e barbantes, além de castiçais utilizando garrafas. Os limites para criar são infinitos. Experimente. 

Mesa posta A decoração concentrada na mesa posta é uma boa alternativa para compor a decoração de forma pontual na casa. Mesas de apoio e móveis ao redor da mesa de jantar também podem ser adornadas para envolver o local com o aspecto natalino.

Vegetação Algumas pessoas gostam de decorar a casa com plantas, pequenas árvores e afins. Que tal integrar essa vegetação à decoração natalina? O uso de enfeites e luzes nas plantas pode trazer um charme natural e rústico.