Assalto a carro-forte termina em tiroteio em supermercado na Vasco da Gama

Bandidos fugiram com dinheiro e abandonaram carro. 'Nasci de novo', diz testemunha

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2018 às 17:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/CORREIO
Produtos nas prateleiras foram atingidos; não há registro de feridos por Foto: Tailane Muniz/CORREIO

Foto: Almiro Lopes/CORREIO Um assalto a carro-forte assustou funcionários e clientes do supermercado Extra, na Vasco da Gama, em Salvador, na tarde desta terça-feira (2). Seis bandidos armados, segundo testemunhas, atacaram seguranças que estavam saindo do estabelecimento. 

Funcionários do local disseram ao CORREIO que os seguranças da transportadora de valores Preserve reagiram, iniciando uma intensa troca de tiros com os bandidos. Apesar da reação, os bandidos levaram malotes com o dinheiro.

O assalto ocorreu por volta de 16h20, na lateral direita do Extra, onde estão posicionados os caixas eletrônicos.

Pelo menos seis viaturas das Rondas Especiais da Polícia Militar (Rondesp), além de uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram enviadas ao local.

[[galeria]]

Pânico entre clientes De acordo com clientes que faziam compras no local, houve pânico e correria na hora do ataque."Foram muitos, muitos tiros. Nós tivemos que entrar correndo no mercado e deitar no chão. Eu nasci de novo", afirmou uma testemunha, sob anonimato. Conforme o rapaz, que havia acabado de sacar dinheiro no caixa, eram seis homens armados com armas de grosso calibre. Ele afirmou à reportagem que um dos homens já aguardava dentro do Extra, enquanto os outros esperavam na parte externa, em uma van.

Morador do bairro de Ondina, o psicólogo Luciano Lima, 60, contou que se salvou porque se escondeu atrás de uma pilha de pneus."Eu estava na linha de tiro, no balcão de atendimento. A princípio, achei que era uma explosão. Quando vi que eram tiros, corri pro lugar mais próximo [onde estavam pneus] e fiquei abaixado até que tudo acabasse", lembra.Ainda conforme o psicólogo, o episódio teve tudo para ser trágico. "Muita gente podia ter morrido ou mesmo ter ficado ferida. Tinha muitas pessoas passando na hora, bem na porta de entrada. Então eu considero como um milagre estarmos todos salvos", comentou ele, acrescentando que faz compras no local há anos e nunca viu algo parecido.

A jornalista Laisa Gabriela, 28, estava deixando o estacionamento do supermercado, ao lado de um amigo, quando ouviu os disparos. “Não vi nada, só ouvi os tiros e aí eu e meu amigo corremos e entramos no carro (de aplicativo)”, comentou ela.

A administradora Carina Garcia, 36, contou que estava prestes a sair do mercado quando viu um dos seguranças do carro-forte correndo em sua direção. "Um deles entrou e se escondeu aqui. Eu corri morrendo de medo porque ele estava apavorado, achei que pudesse estar ferido. Os outros se esconderam dentro do carro-forte", relatou a cliente do Extra. Ela disse que ouviu mais de vinte tiros.

Funcionários  Sem se identificar, um funcionário do Extra contou que o tiroteio aconteceu do lado de fora, a metros do carro-forte."No início, achamos que tinha caído uma prateleira. Depois nós vimos que eram tiros, e todo mundo se escondeu. Foram muitos tiros e muita correria", comentou.A porta de vidro de acesso à loja ficou completamente destruída pelos disparos. O Extra, no entanto, segue funcionando normalmente.

Um estoquista do supermercado, que também preferiu não se identificar, contou que a dinâmica dos bandidos foi inteligente. "Eles já sabem que essa porta [lateral direita] é mais deserta. Então, eles pensaram bem. Quatro ficaram lá fora, dois dentro do carro e dois fora. Aqui dentro [do mercado], mais dois. Quando os dois seguranças saíram, eles anunciaram: 'perdeu, perdeu'".

O estoquista afirmou também que o vigilante reagiu, iniciando o tiroteio. "Eu acho burrice reagir. É você não pensar na sua vida e na dos outros. Por causa de um dinheiro que nem é dele. Resultou que ele deixou o malote cair e correu, claro. Os caras estavam com fuzis", relata a testemunha. Ele comentou ainda que foi tudo muito rápido. "Minha única preocupação era não ver um cadáver, porque pela quantidade de tiros e não ter uma pessoa ferida, só pode ser milagre mesmo", concluiu.

Uma moradora de um prédio vizinho ao mercado contou que percebeu parte da movimentação durante o assalto."Da janela, eu vi dois homens correndo para um carro preto, semelhante a uma van, estacionado a alguns metros da porta de entrada. Foram muitos, muitos tiros. Primeiro alguns, depois uma pausa, e mais tiros", afirmou a mulher.Segundo ela, toda ação, entre o início dos tiros e a fuga dos bandidos, durou cerca de dois minutos. Pouco depois chegaram duas viaturas da Polícia Militar.

O CORREIO apurou que o veículo semelhante a uma van, possivelmente, é um Fiat Doblô cinza (placa QOL-3009). Usado no ataque, ele foi abandonado na Ladeira do Acupe, em Brotas. O carro, que ainda estava com os faróis ligados, tinha janelas estilhaçadas, possivelmente pelos tiros disparados pelos seguranças da empresa de valores. Carro abandonado na Ladeira do Acupe por assaltantes (Foto: Almiro Lopes/CORREIO) Posicionamentos A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou em nota que equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) vão investigar o caso. Segundo a SSP, ainda não há confirmação se os valores levados pelo carro forte foram roubados. O CORREIO tentou contato com a Preserve mas não obteve retorno. 

Em nota, a rede de supermercados Extra confirmou a ocorrência de uma "tentativa de assalto a carro forte no estacionamento de sua unidade Vasco da Gama, na tarde desta terça-feira (02/10)". "Houve troca de tiros entre os seguranças da empresa de transporte de valores e os bandidos, mas não há registro de feridos. A loja acionou imediatamente as autoridades competentes e reforça que está à disposição para colaborar com as investigações", completa o comunicado.