Ato organizado contra clipe de Daniela e Caetano gera onda de 'dislikes'

Internautas conservadores protestaram contra clipe dedicado a Jean Wyllys

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2019 às 17:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Lançado no último dia 24, o novo clipe de Daniela Mercury em parceria com Caetano Veloso está sendo alvo de protestos e boicotes na internet por parte de usuários conservadores e também por partidários do governo de Jair Bolsonaro (PSL), citado indiretamente em diversas passagens de 'Proibido o Carnaval'.

No Twitter, as críticas e postagens sugerindo que o clipe recebesse 'dislikes' (avaliação negativa) no YouTube, cresceram bastante nos últimos dias, o que fez com que as avaliações positivas fossem ultrapassadas.

Até as 17h deste domingo (10), o vídeo, que a cantora dedicou a Jean Wyllys, já tinha quase 2 milhões de visualizações, apresentava 77 mil aprovações contra 172 mil 'dislikes' (mais que o dobro).

O vídeo dos bastidores da gravação, feito pela produtora baiana Macaco Gordo, também tinha mais desaprovações que aprovações: 4,3 mil likes contra 11 mil reprovações.

Segundo o Uol, o resultado negativo é fruto de uma campanha promovida por vários internautas ao longo da última semana. 

Na canção, Daniela e Caetano fazem alusão à "censura" praticada pelo novo governo de direita, orientado por valores conservadores.

Em um trecho da letra, Daniela chega a alfinetar a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que afirmou que meninos devem vestir azul e meninas, usar rosa.

"Abra a porta desse armário / Que não tem censura pra me segurar / Abra a porta desse armário / Que alegria cura, venha me beijar", diz trecho de 'Proibido o Carnaval', que teve o clipe rodado no Centro Histórico de Salvador.

Roteirizado por Daniela, dirigido por Jana Leite e com fotografia de Rodrigo Maia, o clipe mostra uma festa de Carnaval livre e "sem censura", com a presença de 14 bailarinos e 12 modelos.

Com a grande quantidade de comentários negativos, 'Proibido o Carnaval' teve a área de comentários bloqueada pelos administradores do perfil de Daniela Mercury.

Homenagem a Jean Wyllys Os protestos também ajudaram na divulgação do trabalho, que tem atualmente 1,9 milhão de acessos e já é o mais acessado da página da cantora, que dedicou o clipe a Jean Wyllys (PSol), que desistiu de tomar posse para um novo mandato como deputado federal.

Caetano e Daniela ainda não se manifestaram diretamente sobre os protestos, mas, no Twitter, a cantora republicou uma citação atribuída ao poeta Fernando Pessoa. "A finalidade da arte não é agradar. O prazer é aqui um meio, não é neste caso um fim. A finalidade da arte é elevar."

Confira a letra completa

Proibido o Carnaval Tá proibido o carnaval Nesse país tropical Está proibido o carnaval Nesse país tropical

Tô no meio da rua, tô louca Tô no meio da rua sem roupa Tô no meio da rua com água na boca Vestido de rebeldia Provocando a fantasia

Tô no meio da rua, tô louca Tô no meio da rua sem roupa Tô no meio da rua com água na boca Vestido de fantasia Provocando a rebeldia Minha alma não tem tampinha Minha alma não tem roupinha Minha alma não tem caixinha Minha alma só tem asinha

Minha alma não tem tampinha Minha alma não tem roupinha Minha alma não tem caixinha Minha alma só tem asinha

A mulherada  Comandando a batucada O trio elétrico cantava Libertando a multidão Frevo fervendo No Galo da Madrugada Pernambuco não parava De fazer revolução Filhos de Gandhy O afoxé na resistência O caboclo era soldado  Do brasil na independência

No crocodilo Stonewall, estou aqui No carnaval beijando free Salvador é a nova Grécia

Quilombola, tupinambá O corpo é meu, ninguém toca Vatapá, caruru Iemanjá lá no sul Vai de rosa ou vai de azul? Abra a porta desse armário Que não tem censura pra me segurar Abra a porta desse armário Que alegria cura Venha me beijar Abra a porta desse armário Que não tem censura pra me segurar Abra a porta desse armário Que alegria cura Venha me beijar

Está proibido o carnaval Nesse país tropical Está proibido o carnaval Nesse país tropical

Tô no meio da rua, tô louca Tô no meio da rua sem roupa Tô no meio da rua com água na boca Vestido de rebeldia Provocando a fantasia

Minha alma não tem tampinha Minha alma não tem roupinha Minha alma não tem caixinha Minha alma só tem asinha Minha alma não tem tampinha Minha alma não tem roupinha Minha alma não tem caixinha Minha alma só tem asinha A liberdade, a Caetanave, a Tropicália O povo de Maracangalha  Sai dançando o meu axé O samba ensina O samba vence a violência O samba é a escola de quem ama esse país como ele é Eu falei faraó e ninguém respondeu Quem come aqui sou eu, romeu Libera a libido Forró em caruaru, é? Vai de rosa ou vai de azul?

Abra a porta desse armário Que não tem censura pra me segurar Abra a porta desse armário Que alegria cura Venha me beijar

Abra a porta desse armário Que não tem censura pra me segurar Abra a porta desse armário Que alegria cura Venha me beijar

Está proibido o carnaval Nesse país tropical Está proibido o carnaval Nesse país tropical Axé, axé, axé, axé, axé, axé, axé, axé, axé

Ficou safada…