Axé Opô Afonjá divulga apoio a terreiro atacado em Barra do Pojuca

Integrantes do culto que estavam incorporados também foram atacados

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2019 às 23:59

- Atualizado há um ano

A Sociedade Cruz Santa do Axé Opô Afonjá emitiu na noite desta segunda-feira (14) uma nota de repúdio ao ataque ao Terreiro Ilê Axé Ojisé Olodumare, que fica na localidade de Barra do Pojuca, no sábado (12). No texto assinado por Ribamar Feitosa, também há apoio para as vítimas.

O ataque aconteceu durante a noite destinada ao pai dos orixás, Oxalá, no primeiro festejo do ano. Seis homens invadiram o local e, no meio da cerimônia, a transformaram em um cenário de violência, pânico e choro.

Eles entraram no templo pela porta principal, foram para o salão em que a festa estava acontecendo e deram ordem de assalto. Algumas pessoas, pouco mais de 20 das 150 que estavam no local, conseguiram fugir para os fundos do terreno, lugar em que passa o Rio Pojuca.

Durante a ação, os bandidos ordenaram que todos deitassem no chão, o que não foi cumprido pelas pessoas que estavam incorporadas pelos orixás. Após levar o celular dos adeptos que estavam deitados, os homens começaram a revistar os orixás e chegaram a chacoalhá-los e apontar armas em suas cabeças, em uma tentativa frustrada de fazer com que eles deitassem ao chão e acordassem.

Na saída, os homens conseguiram levar um carro e acabaram batendo em outros veículos que estavam no local. A Polícia Civil já identificou dois homens suspeitos de participar do assalto.