Bahia falha demais na defesa e perde para o Santos no Pacaembu

Em má atuação do lateral-direito Eduardo, Bruno Henrique faz três em cima do tricolor

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 23 de julho de 2017 às 12:54

- Atualizado há um ano

Nos dois últimos jogos fora de casa, contra Ponte Preta e Atlético-MG, o Bahia foi consistente na defesa, cirúrgico no ataque e por isso venceu. Neste domingo (23), contra o Santos, no Pacaembu, fez tudo ao contrário disto e perdeu: 2x0 para o Peixe, pela 16ª rodada da Série A.Bruno Henrique marcou os três gols (Foto: Ivan Storti / Santos FC)No início, o jogo até parecia promissor para o Esquadrão. Repetindo as últimas atuações como visitante, o time se fechava bem e aproveitava os desarmes no ataque. A melhor chance saiu assim: aos 5 minutos, Zé Rafael roubou a bola de David Braz e tentou surpreender Vanderlei de cobertura; o goleiro se recuperou.

Mas foi só Levir Culpi fazer uma mudança estratégica para o jogo desandar. Por volta dos 20 minutos, ele colocou Bruno Henrique, que estava atuando no lado esquerdo da defesa tricolor, para jogar na direita, em cima de Eduardo. O duelo com o lateral, que já vem em má fase, foi totalmente favorável ao santista.

Isso ficou claro logo aos 28 minutos: Kayke recebeu na direita do ataque e arriscou de longe; a bola quicou na frente de Jean, dificultando a defesa. O goleiro deu rebote para a pequena área e Bruno Henrique, sem marcação mais apertada de Eduardo, só fez encostar para abrir o placar.

Confuso na marcação, o lateral-direito ainda fez uma falta dura em Bruno Henrique pouco depois e recebeu amarelo. Mais tarde, fez outra falta dura e ficou discutindo com o atacante. Por pouco não foi expulso. Na sequência, aos 40, outra jogada pelo lado direito do Bahia. Bruno Henrique achou Lucas Lima na linha de fundo, que cruzou e achou Copete na área, mas o atacante cabeceou para fora.

A atuação ruim de Eduardo teve seu ápice aos 45. Numa jogada rápida do Santos, o camisa 22 não espanou e Lucas Lima ficou com a bola, já na pequena área. De costas, o meia aplicou uma caneta de calcanhar no lateral tricolor, depois ganhou no corpo e chutou: Jean, que havia saído do gol, desviou e a bola sobrou para Bruno Henrique completar para o gol vazio.

Mudou no intervalo

Eduardo foi substituído no intervalo por Eder. Mas não foi por isso que o Bahia melhorou na etapa final. No ataque, João Paulo, Vinícius e Allione faziam uma partida muito ruim. Mendoza entrou no lugar do centroavante no segundo tempo e deu uma dinâmica muito diferente ao ataque.

Logo aos 8, o colombiano disparou pela esquerda e se livrou de três marcadores. Numa linda jogada, cruzou para Vinícius. Girando, o meia conseguiu desviar de calcanhar, mandando no canto de Vanderlei, que alcançou.

Aos 12, em outra jogada de Mendoza, a bola ficou com Vinícius. Ele dividiu com Noguera e chutou de fora da área, raspando a trave. Foi o melhor momento do Bahia no jogo, mas a reação no placar não veio a tempo.

O golpe fatal veio de novo com Bruno Henrique, aos 30. Daniel Guedes, com liberdade e tempo para pensar pela direita, cruzou na área do Bahia. Noguera dividiu com Eder pelo alto e a bola sobrou para o atacante santista, que se livrou de Tiago com categoria e fechou o placar.

No geral, apesar do placar, não foi uma atuação lamentável do Bahia, mas deixou claro que o time precisa de peças de reposição para cobrir a má fase de seus titulares. O próximo duelo do tricolor é contra o Sport, no domingo (30), às 16h, na Fonte Nova.