Bahia se destaca na graduação de médicos 

FTC inova em metodologia e oferece aos alunos tecnologia pioneira no Brasil  

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Juliani Rodowanski/divulgação

A médica Dimona Macedo Mariano, 27 anos, tinha concluído há pouco tempo a graduação em medicina quando se deparou com um grande desafio. Há quatro anos, em um plantão na Unidade de Pronto Atendimento de São Cristóvão, em Salvador, deu o diagnóstico raro de Epidermólise Bolhosa (EB) a uma criança recém-nascida que chegou às pressas para atendimento.

“Não é um diagnóstico muito fácil, porque não é muito comum. Ter visto um caso como este na faculdade, mesmo que ainda no início do curso, fez com que eu me atentasse, desse logo o primeiro suporte com medicação e encaminhasse o paciente para a dermatologia”, conta Dimona, que ingressou em 2009 no curso de Medicina da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Salvador, um dos mais bem conceituados no Brasil, segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Essa segurança, mesmo ainda sendo recém-formada, foi fruto de uma trajetória muito positiva na graduação. “Vivenciei a medicina muito além dos livros e das salas de aula. Tive a oportunidade de estudar com práticas em laboratórios e um contato muito precoce com os pacientes. Isso foi algo muito positivo para mim enquanto estudante, porque pude vivenciar a medicina na prática desde o início da minha formação”, pondera Dimona Macedo. “Vivenciei a medicina muito além dos livros e das salas de aula", revela a médica Dimona Macedo Mariano, ex-aluna do curso da FTC Com 14 anos de existência, o curso de Medicina da FTC é pioneiro em Salvador na utilização do método de aprendizado baseado na resolução de problemas (PBL), no qual o aluno é exposto a casos reais que são estudados em sala de aula. A estrutura do curso também coloca o estudante em contato com a prática do primeiro ao último ano, utilizando suas experiências como recursos de formação em atividades práticas em comunidades.  

“Os estudantes iniciam a graduação com a possibilidade de fazer diagnósticos situacionais, identificar doenças que acometem mais à população e ter uma visão mais gerencial da saúde”, destaca o coordenador geral do curso de Medicina da FTC, André Nazar, que tem 20 anos de formação com experiências acadêmicas no Brasil e no exterior.  

Ao longo do curso, os alunos fazem também estágios obrigatórios em hospitais públicos e do setor privado que têm convênio com a Instituição. A prática é estimulada, ainda, em uma clínica própria, localizada no bairro Ogunjá, que realiza mais de 2,5 mil atendimentos gratuitos por mês. Em breve, a Clínica FTC passará por ampliação com investimentos inovadores, incluindo a criação de um grande centro de diagnóstico avançado, com tecnologia digital e realização de procedimentos de média complexidade. 

.diviframe {width:100%; height:290px; background-color: #f5f5f5;; margin-bottom: 20px;} .content {width:300px !important; height:250px; margin: 0 auto;} .banner {width:300px !important; height:250px; border:0;margin-top:20px;}

“Essa questão prática, para mim, é o grande diferencial da FTC. Foi decisivo para eu escolher a instituição. O contato com o paciente é muito importante para que tenhamos segurança na profissão. A gente vai se preparando e se imergindo mais na medicina. Hoje, ainda no meio do curso, já me sinto com muita bagagem”, conta Barbarela Freire, 20, estudante do quinto semestre do curso de medicina da instituição.  

Pioneirismo O projeto pedagógico da faculdade foi construído com base em conceitos inovadores. “Além de termos casos reais como base do aprendizado, usamos a metodologia Team Based Learned (TBL), que é o aprendizado baseado em time. Acreditamos que é preciso ter uma equipe multiprofissional para oferecer uma saúde de qualidade. Aliamos, ainda, o aprendizado com simulação realística, com uso de robôs e manequins para simular procedimentos. É a tecnologia caminhando de braços dados com a educação”, destaca o médico André Nazar.   André Nazar, coordenador geral do curso de Medicina da FTC (Foto: divulgação) A FTC é a primeira Instituição de Ensino Superior do Norte-Nordeste e a segunda do país a adquirir manequins feitos de material sintético que simulam as reações e sensações do corpo humano durante uma assistência médica. Os simuladores realísticos são utilizados para replicar as diversas situações que ocorrem em um ambiente hospitalar, que passam pelo atendimento, realização de exames, diagnóstico e acompanhamento do paciente.  "Este investimento no curso de Medicina vai fazer com que outros cursos de saúde da FTC também sejam beneficiados, inclusive com novos incentivos a projetos de pesquisa.André Nazar, coordenador geral do curso de Medicina da FTC“Os alunos passam a estudar com o novo modelo de ensino da anatomia, tendo a visualização de muito mais estruturas anatômicas, possibilitando a perfeição de visão das estruturas. Os robôs mimetizam todas as reações do corpo humano como, por exemplo, a infusão de um medicamento. Com isso, o aluno consegue ver aquelas alterações, de forma que ele não precisa começar e nem aprender no paciente. Diminuindo, assim, as chances de erro”, ressalta o coordenador.   

Entre equipamentos, qualificação do corpo docente e melhorias na infraestrutura do pavilhão de aulas, a instituição está investindo mais de R$ 5 milhões em inovações tecnológicas, se posicionando como o curso mais bem equipado do país. “Este investimento no curso de medicina vai fazer com que outros cursos de saúde da FTC também sejam beneficiados, inclusive com novos incentivos a projetos de pesquisa. Todos terão acesso aos equipamentos”, adianta André Nazar.   

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.