Caravana MusiLibras chega em Salvador para oficinas e performances

entretenimento
04.12.2019, 09:00:00
(Divulgação/Walton Ribeiro)

Caravana MusiLibras chega em Salvador para oficinas e performances

Projeto do músico pernambucano Mestre Batman ensina música para crianças e jovens surdos

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Levar música e inclusão para crianças e jovens surdos. Este é o objetivo da Caravana MusiLibras, que está em turnê nordestina e chega a Salvador de amanhã a sábado. A caravana divulga o método homônimo criado pelo pedagogo pernambucano Mestre Batman, que reúne práticas sonoras e corporais que auxiliam pessoas surdas ou com deficiência auditiva a experimentarem a musicalidade. 

Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, o projeto engloba oficina, workshop e performances. Na oficina, os alunos vão ser apresentados ao método que utiliza um alfabeto musical em forma de sinais visuais para identificar as figuras de tempo e da música e um sequenciador eletrônico de quatro canais. 

Chamado de Metrônomo Visual, o equipamento constrói frases rítmicas com lâmpadas de cores e tamanhos diferentes, possibilitando trabalhar a intensidade e duração do som. “A ideia é trabalhar a autoestima dos alunos e mostrar que a música pode fazer parte da cultura surda”, explica Mestre Batman, que teve seu dispositivo reconhecido como tecnologia assistiva na educação musical brasileira.

A caravana também realiza o workshop Música Surda para Ouvintes, com o intuito de despertar o interesse de educadores surdos e ouvintes que queiram levar a prática musical para a comunidade surda. No workshop, vão ser apresentados as funcionalidades das técnicas e ferramentas pedagógicas da metodologia. São 30 vagas disponíveis e as inscrições vão ser realizadas no dia.   

Para encerrar as atividades, o projeto apresenta uma festa de encerramento com a participação dos Batuqueiros do Silêncio, grupo de percussão do Mestre Batman e Batuque Surdo, com músicos e alunos surdos.
 

Serviço
O quê:
Oficina MusiLibras na Apada
Quando: Quinta, dia 5 de dezembro, das 13h30 às 17h
Onde: Apada (Rua Ilhéus, 96, Rio Vermelho)
Público: crianças a partir dos 10 anos, adolescentes e jovens
Entrada gratuita

O quê: Oficina MusiLibras no Centro de Surdos da Bahia (CESBA)
Quando: Sexta, dia 6 de dezembro, das 14h às 17h
Onde: CESBA (Soledade)
Público: Crianças a partir dos 10 anos, adolescentes e jovens
Entrada gratuita


O quê: Workshop Música Surda para Ouvintes
Quando: Sábado, dia 7 de dezembro, das 14h às 16h30
Onde: Teatro Escola Jorge Amado (Pituba)
Público: Educadores
Entrada gratuita

Serviço
O quê:
Festa de encerramento da Caravana MusiLibras
Quando: Sábado, dia 7 de dezembro, às 17h
Onde: Teatro Escola Jorge Amado (Pituba)
Entrada gratuita





***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas