Carnaval dos Bairros terá Kannário, Escandurras, Vingadora, Lazzo, Ju Moraes e Robyssão

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em 11 localidades fora dos circuitos oficiais

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 16 de fevereiro de 2017 às 16:28

- Atualizado há um ano

O Carnaval dos Bairros vai receber grandes atrações em 2017. Ao todo, 11 localidades vão receber atrações fora dos circuitos principais da folia: Boca do Rio, Pituba, Liberdade, Nordeste de Amaralina, Itapuã, Pau da Lima, Cajazeiras, Plataforma, Periperi e Pelourinho – no Terreiro de Jesus e na Praça da Cruz Caída.

De acordo com o prefeito ACM Neto, cerca de um milhão de pessoas são esperadas para curtir a festa nos bairros, ao longo de todos os dias de Carnaval. “Teremos grandes nomes da música baiana tocando. Essa foi uma decisão nossa para tornar a festa mais atrativa”, afirmou o prefeito, durante a entrevista coletiva de anúncio das novidades da folia, na manhã desta quinta-feira (15). Igor Kannário é um dos nomes confirmados no Carnaval dos Bairros (Foto: Divulgação/Agecom)

Entre os nomes confirmados, estão Ju Moraes, Igor Kannário, Filipe Escandurras, Tays Reis (banda Vingadora), Lazzo, Robyssão, Márcia Short, Gerônimo e Paulinho Boca. A programação completa da folia, incluindo o Carnaval dos Bairros, foi divulgada nesta quinta. 

Uma das artistas a se apresentar nos bairros, Ana Mametto, vocalista da Banda Mametto, elogiou a iniciativa. Com a banda, ela se apresenta no sábado (25), em Itapuã, e no domingo (26), na Boca do Rio. "Acho importantíssima essa ideia de incentivar as pessoas a curtir perto de casa com a família. Muita gente não sai pela logística, muita gente é debilitada e, assim, você pode fazer essa festa ir ate as pessoas. Todo mundo vai poder curtir o Carnaval. Todas as cores, raças, como diz a musica de Gerônimo, 'seja tenente ou filho de pescador ou importante desembargador'. O Carnaval é isso". 

De volta ao Carnaval de Salvador desde 2016, Márcia Freire também fará a festa nos bairros. Ela vai comandar o Baile Infantil da Boca do Rio no sábado (25) e estará na Liberdade no domingo (26). "Meu carnaval é mais um resgate. Estava muito fora e me voltei para Salvador porque é minha cidade e minha cultura. Amei fazer os bairros no ano passado. É maravilhoso", contou ela, que ainda vai cantar no Ceará. 

Além deles, há uma novidade este ano: pela primeira vez, as orquestras também serão levadas aos bairros. No sábado (25), a Orquestra Popular de Sérgio Benutti estará em Cajazeiras; no domingo (26), a Orquestra Popular de Paulo Primo estará em Periperi; e, na segunda (27), a Orquestra Popular de Fred Dantas e Zeca Freitas e Orquestra estarão, respectivamente, em Pau da Lima e Cajazeiras.  

“Com as orquestras, a gente procura diversificar esse caráter tão plural do Carnaval de Salvador e levar também para os bairros esse gosto pela música orquestrada e o conhecimento e acesso aos grandes músicos da Bahia”, comentou o prefeito. Este ano, a Orquestra Popular da Bahia (OPB), com participação de Cátia Guimma, também vai desfilar em um trio sem cordas na Barra, no sábado (25). 

Vila Infantil

Mas, antes da folia dos adultos nos bairros, terá a festa das crianças. De sábado a terça-feira, em todos os palcos, antes dos shows, haverá um Bailinho Infantil, a partir das 16h. Os destaques são Carla Perez, que anima os pequenos em Itapuã, no sábado, e Alinne Rosa, que fará a alegria das crianças em Cajazeiras, no domingo. 

Além disso, os pequenos terão, novamente, a Vila Infantil, na Praça 2 de Julho, no Campo Grande. O espaço vai funcionar de sábado à terça, das 9h30 às 15h. Lá, as crianças poderão assistir peças de teatro, contação de histórias, apresentação de fantoches e até escolinha de bike e minicircuito (das 10h às 15h de cada dia). No domingo (26), a Orquestra Popular da Bahia se apresenta na Vila Infantil, às 11h. 

Palcos temáticos Um dos grandes destaques do Carnaval, o Palco do Rock, este ano, ficará na Pituba, na Praça Wilson Lins. Serão cinco dias de programação – entre sexta-feira e terça-feira -, com apresentação de 25 atrações. Entre os nomes já confirmados estão as bandas Arcantis, Louder, Nervochaos, Jato Invisível, Pastel de Miolos e Banda Rivera.

“Os palcos temáticos são para reforçar o caráter multicultural da festa”, afirmou o prefeito. Além do Rock, 17 atrações se apresentam no Palco Multicultural, no Terreiro de Jesus, entre sábado e terça. Lá, vai ter de Diamba e Afrocidade a Unidos Pela Periferia e Banda Folha de Chá. Já na Praça da Cruz Caída, quem manda é o samba. O Palco Terreiro do Samba funcionará por quatro dias (sábado a terça), com 20 artistas. Estão confirmadas bandas como Fora da Mídia, Viola de Doze, Samba do Farofa e Samba+.