Casas Conceito: saiba o que vai ter na 1ª edição de mostra de decoração

Evento abre as portas na próxima terça-feira (7) no Horto Florestal, mas o BAZAR já esteve por lá pra conferir as novidades

  • Foto do(a) author(a) Daniel Silveira
  • Daniel Silveira

Publicado em 31 de julho de 2018 às 16:14

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Lucas Assis/Divulgação

O BAZAR adora uma novidade e, por isso, foi conferir a primeira edição da Casas Conceito, antes mesmo dela abrir as portas. A mostra de decoração apresenta 35 ambientes a partir do dia 7 de agosto até o dia 16 de setembro em uma área verde no Horto Florestal. 

O evento acontece em um terreno que sediava duas construções em ruínas, em uma área rica em árvores de 12 mil metros quadrados, e será dividida em três setores: Casa, Ruína e Vila. A maioria dos 35 ambientes usou e abusou dos elementos já presentes nas construções. Tijolo aparente, madeira de demolição, pedras são recursos utilizados pelos arquitetos, designers de interiores, decoradores e paisagistas que assinam os espaços. O espaço Bem Viver Jacarandá, de Ana Paula Magalhães, é funcional e traz elementos de arte e de sua história (Foto: Daniel Silveira/CORREIO) O Birô de Negócios Araucária, por exemplo, um espaço pensado pela designer de interiores Grazi Constatino conta com as paredes de tijolos e pedras que estavam na construção e até uma porta de madeira, que separava o espaço, que antes era uma área de serviço e um quarto de empregadas. "É tudo tão bonito que eu resolvi usar assim, mesmo, sem contar na sustentabilidade", disse a profissional.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

Grande parte do material resultante das demolições foi reaproveitado pelos profissionais em seus ambientes. Todo o material não utilizado pelos profissionais, como portas, janelas, esquadrias e outros equipamentos serão doados a instituições sociais. “O que não serve para nós, certamente vai servir para outras pessoas”, diz a criadora da mostra, Andrea Velame. Os armários em blocos coloridos são para lembrar o cubo mágico, brinquedo da infância de muita gente, no ambiente Casa da Árvore, do arquiteto Regi Amaral (Foto: Daniel Silveira/CORREIO) A mostra tem como tema Raízes que inspirou os profissionais a resgatarem suas memórias afetivas e imprimi-las nos seus projetos. Uma das provas disso é o Bem Viver Jacarandá, de Ana Paula Magalhães, que levou ao seu espaço, "uma casa para três pessoas", como ela disse, grande parte de sua essência. "Eu gosto de arte, de conforto e de funcionalidade", definiu em poucas palavras seu ambiente que é um loft, que apesar de ser para três pessoas tem apenas uma cama de casal. "Para pessoas modernas", brincou. Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia: Outro espaço é a Casa da Árvore de Regi Amaral. O arquiteto conta que seu interesse era resgatar a casa de árvore que nunca teve na infância. "Usei elementos que remetessem diretamente à infância, à casa de vó, sabe?", disse o profissional. O colorido dos armários, a brincadeira com dobradura na escrivaninha são marcas que remetem à criança que adoraria ter uma casa na árvore para morar.

O resultado final dos ambientes da mostra garantiu uma unidade conceitual aos projetos, que apostaram na relação com o meio ambiente, a natureza, com foco na sustentabilidade. Isso fica claro nos nomes dos ambientes. “Eles têm nomes de espécies, a maioria da flora brasileira, e neles, os profissionais tiveram a liberdade de fazer o que quisessem”, diz Andrea. 

A mostra firmou parceria com a Odebrecht Realizações, proprietária do terreno onde será erguido um empreendimento residencial após a realização da Casas Conceito. E conta com um time de parceiros, como os patrocinadores Cebrace, Vivânce, Sherwin Williams e Bahia Vidros,e apoiadores como a Transparence, D’Cores, Casa Kaiada, Paiva Ribeiro Engenharia e Home Design.

O projeto master da mostra é assinado pelo Estúdio Rogério Menezes