Centro Histórico vai ganhar shopping gastronômico com oito restaurantes

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 18 de agosto de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Foto:Reprodução/perspectiva) Imagem de perspectiva do Palacete do Tira Chapéu após a restauração Depois de devolver aos baianos, totalmente restaurado, o Hotel Palace - hoje batizado de Fera Palace - que alavancou o processo de revitalização da Rua Chile, o empresário Antônio Mazzafera revelou, com exclusividade à coluna, que já está trabalhando num novo megaprojeto para o Centro Histórico. Desta vez, o mineiro está investindo num centro gastronômico que vai reunir oito restaurantes de cozinhas variadas no Palacete do Tira do Chapéu, um dos mais belos imóveis históricos do começo do século 20 que estava abandonado. Cozinha variada O prédio, construído pelo comendador Bernardo Martins Catharino, em 1914, vai abrigar restaurantes de cozinhas: italiana, portuguesa, pescados e mariscos, pizzaria, choperia, e um café no terraço, no terceiro andar, com vista para a Baía de Todos-os-santos. No térreo, haverá mais um espaço com  cadeiras nas calçadas, interagindo com a rua.    (Foto:Divulgação) Um dos salões do Palacete do Tira Chapéu nos tempos áureos Investimento de R$ 30 milhões O imóvel foi adquirido pela Fera Investimentos há cerca de três anos, que está investindo R$ 30 milhões no empreendimento. Logo depois da compra, Mazzafera contratou uma empresa especializada para fazer os estudos da estrutura do imóvel que estava toda comprometida. Concluída esta fase, o projeto passou para as etapas de aprovação das licenças dos órgãos de proteção, estadual e nacional.    (Foto:Divulgação) O empresário Antônio Mazzafera já adquiriu dezenas de imóveis na Rua Chile  Obras em andamento As obras de restauração já foram iniciadas e a previsão é que sejam concluídas nos próximos dois anos, segundo estima o empresário. “Logo que compramos o imóvel encomendamos o projeto ao arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl, o mesmo que restaurou o Fera Palace, e o submetemos ao Ipac e ao Iphan, já que o prédio é tombado”, diz.  

Inspiração européia A proposta do empreendimento, que tem como referências o Mercado de São Miguel, em Madri, e o El Nacional, em Barcelona, ambos na Espanha, é reunir restaurantes locais e de outros estados como São Paulo. “Já temos alguns parceiros definidos, mas como temos contrato de confidencialidade, ainda não podemos revelar. Mas estamos conversando também com donos de restaurantes locais para levá-los para lá”, conta. (Foto:Divulgação) Um dos salões do Palacete do Tira Chapéu em processo de restauração Preservação da memória De acordo com Mazzafera, o valioso conjunto de vitrais está sendo restaurado, assim como os afrescos e outros elementos históricos da decoração interna. “Queremos preservar a arquitetura original, como fizemos no Fera Palace. Embora cada um dos restaurante terá suas características próprias, vamos fazer um trabalho de restauro criterioso para manter a imponência e a originalidade do projeto arquitetônico”. Calçadão O imóvel possui três andares e todos serão ocupados com espaços voltados para a gastronomia. “Queremos devolver aos baianos o requinte da Rua Chile que já foi a mais chique da cidade. Com o Fera Palace funcionando, o Fasano, que vai inaugurar em dezembro, um edifício garagem com 250 vagas, o centro gastronômico, e as obras públicas de revitalização que vêm sendo feitas na área, vamos devolver à Rua Chile a função de ´promenade´ (calçadão), onde as pessoas vão poder passear, sentar nas cadeiras ao ar livre para tomar um drinque, comer,  ler o jornal ou simplesmente ver a vida passar, como já aconteceu aqui e até hoje acontece em várias cidades do mundo”.    (Foto:Reprodução/perspectiva) Imagem em perspectiva de como ficará a área interna do palacete Arquitetura eclética Projetado pelo arquiteto italiano Rossi Baptista, sob inspiração eclética - movimento arquitetônico que valorizou elementos ornamentais de linguagem clássica - o Palacete do Tira Chapéu tem a frente para a Rua do Tira Chapéu e laterais para as ruas Chile e da Ajuda. O prédio está localizado em frente ao Elevador Lacerda e está inserido no perímetro de tombamento federal do Centro Histórico de Salvador.    (Foto:Divulgação) Fachada do Palacete do Tira Chapéu como se encontra hoje