Coletivo realiza oficinas gratuitas de artes cênicas

João Falcão, Marcio Meirelles, Adriana Falcão e João Sanches estão entre os nomes que vão liderar as oficinas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2018 às 14:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Fomonte Fotografia/Divulgação

A partir do intercâmbio artístico entre profissionais baianos e de outras regiões do país, o projeto Fábrica de Musicais promove uma série de atividades que têm como objetivo fomentar a estética dos espetáculos musicais na Bahia. A primeira delas é a oficina Jogos de Criar, que será realizada por João Falcão, de quarta (24) a sábado (27), das 15h às 20h, no Teatro Gregório de Mattos, no Centro.

Gratuita, a atividade está com inscrições abertas pelo site www.coletivo4.com.br. O curso, que abrange escrita e atuação, tem canções nacionais como ponto de partida para a construção dos personagens. Na atividade, os artistas compartilham experiências para realizar o processo de criação da dramaturgia, musicalidade e interpretação da cena.

O resultado final do projeto é a montagem do espetáculo Sonho de uma Noite de Verão, inspirado na comédia do autor inglês William Shakespeare (1564-1616) a partir da  adaptação  em livro de Adriana Falcão. A peça, que estreia em março de 2019, terá texto adaptado e dirigido por João Falcão.

“É uma adaptação bem livre, contemporânea e local, com atores locais trocando experiências em busca de um teatro mais nacional. Como a maioria dos trabalhos que faço, eles se constroem durante o processo, em cima dos elementos apresentados”, explica João.

Antes disso, a Fábrica de Musicais vai realizar seis oficinas, quatro laboratórios e três mesas-redondas, até dezembro. As atividades são destinadas a atores, dançarinos, músicos, profissionais ou amadores, técnicos de arte e produtores culturais que morem na Bahia.

Entre os profissionais que vão participar das atividades gratuitas estão a atriz e cantora Laila Garin, o encenador Marcio Meirelles e a diretora e produtora de musicais Tânia Nardini, responsável pelas montagens de O Rei Leão e Chicago. 

Entre as mesas-redondas, vale destacar duas que acontecem no dia 30: Shakespeare Eternamente, às 14h, com Adriana Falcão e Marcio Meirelles; e Musicais na Bahia e no Brasil, às 18h, com Ângela Reis e João Sanches. João Falcão dará início à programação (Foto: Daryan Dornelas/Divulgação) PROGRAMAÇÃO DA FÁBRICA DE MUSICAIS  

Mesa-redonda São quatro mesas para estimular o diálogo e a difusão do conhecimento e potencialização das ideias existentes e ainda geração de projetos futuros. Os encontros têm duração de 3 horas e capacidade para 200 pessoas. As senhas serão distribuídas uma hora antes do início das atividades.

30/10 – 14h às 17h - Shakespeare Eternamente, com a roteirista e escritora Adriana Falcão e diretor Marcio Meirelles 30/10 – 18h às 21h - Musicais na Bahia e no Brasil, com Ângela Reis (professora da UniRio e pesquisadora dos espetáculos musicais feitos no Brasil) e João Sanches (professor da Escola de Teatro da UFBa e pesquisador do teatro feito na Bahia). 01/11 – 14h às 17h - A Cena dos Bastidores, com Lucas Farias (chefe de palco de produções musicais brasileiras e internacionais), Antônio Marcos (chefe de palco e iluminador de espetáculos teatrais tendo sido responsável por muitas montagens do Teatro Castro Alves) e Sílvio Barruada (chefe dos maquinistas do Teatro Castro Alves com larga experiências na criação e adaptação de cenários). 17/11 – 14h às 17h - Produção de Musicais no Brasil e no Mundo, com Tânia Nardini (coreógrafa, diretora e produtora de musicais, responsável pelas montagens de O Rei Leão e Chicago ao redor do mundo) e Clayton Marques (produtor e diretor assistente de João Falcão, que vai expor um pouco do trabalho específico desenvolvido por este artista pernambucano)