Com surpresas, Portugal divulga 23 convocados para Copa

Técnico Fernando Santos deixou Nani, dupla do Barcelona e herói da Euro de fora

  • Foto do(a) author(a) Ivan Dias Marques
  • Ivan Dias Marques

Publicado em 17 de maio de 2018 às 16:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Atual campeão europeu, Portugal terá uma seleção renovada para a Copa do Mundo da Rússia-2018. Nesta quinta (17), o técnico Fernando Santos divulgou a lista final para a competição, deixando de fora alguns dos jogadores que foram importantes na conquista da Eurocopa de 2016.

O volante Renato Sanches, em má fase, já não havia ficado nem na lista dos 35, divulgada na segunda (14). Na lista final, ainda ficaram de fora o meia-atacante Nani (Lazio), o meia André Gomes e o lateral Nélson Semedo (ambos do Barcelona) e o atacante Eder (Lokomotiv Moscou), este último autor do gol na final, contra a França, que deu o título inédito aos portugueses. Além deles, o volante Rúben Neves, eleito melhor jogador da concorrida segunda divisão da Inglaterra, onde foi campeão pelo Wolverhampton, também era esperado na lista final.

As supresas foram o lateral-direito Ricardo Pereira (Porto), o zagueiro Rúben Dias (Benfica e nunca antes convocado), o lateral-esquerdo Mário Rui (Napoli) e o meia Manuel Fernandes (Lokomotiv Moscou). O principal jogador, é claro, é o atacante Cristiano Ronaldo, seguido pelos meias Gonçalo Guedes e Bernardo SIlva, que fizeram boas campanhas na temporada por Valência e Manchester City, respectivamente. Apenas sete dos convocados estiveram na Copa de 2014: Rui Patrício, Beto, Pepe, Bruno Alves, William Carvalho, João Moutinho e CR7. “Foi extremamente difícil definir os 23. Esta convocatória deu-me muitas dores de cabeça. Finalizamos a convocatória há duas horas. Temos de enquadrar muitos fatores. Custa-me deixar de fora os que participaram no Euro 2016. A escolha foi esta. Agora mais importante que as ausências é falar de quem está, é com estes que vamos tentar tudo. Não levar Eder, Nani ou outros que escreveram uma página brilhante no futebol português, é difícil. Para mim são todos como meus filhos, não tenho enteados. Não ligo muito a clubes, olho para o que os jogadores me podem dar. Mas tenho de escolher os que melhor compõem este puzzle (quebra-cabeças)”, declarou Santos.

Portugal está no Grupo B da Copa e estreia no dia 15 de junho, às 15h, em Sochi, contra a Espanha. Confira a lista do técnico Fernando Santos:Goleiros: Anthony Lopes (Lyon), Beto (Goztepe) e Rui Patrício (Sporting)Laterais-direitos: Cédric (Southampton) e Ricardo Pereira (FC Porto)Laterais-esquerdos: Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund) e Mário Rui (Napoli)Zagueiros: Bruno Alves (Rangers), José Fonte (Dalian Yifang), Pepe (Besiktas) e Rúben Dias (Benfica)Meias: Adrien Silva (Leicester), Bruno Fernandes (Sporting), João Mário (West Ham), João Moutinho (Monaco), Manuel Fernandes (Lokomotiv Moscou) e William Carvalho (Sporting)Atacantes: André Silva (Milan), Bernardo Silva (Manchester City), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Gelson Martins (Sporting), Gonçalo Guedes (Valência) e Ricardo Quaresma (Besiktas)