Com volta de Ronaldo, Portugal anuncia convocação

É a primeira vez que o melhor jogador do mundo está na lista desde o Mundial da Rússia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de março de 2019 às 17:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Filippo Monteforte/AFP

Cristiano Ronaldo está de volta à seleção de Portugal. Pela primeira vez desde a eliminação nas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia, em junho do ano passado, e a acusação de estupro nos Estados Unidos - que ele nega ter cometido -, o atacante da Juventus foi incluído na lista de convocados do técnico Fernando Santos para os dois primeiros jogos pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2020 no final deste mês.

Como mandante no estádio da Luz, em Lisboa, a seleção de Portugal enfrentará a Ucrânia, no próximo dia 22, e a Sérvia, três dias depois. Serão os primeiros jogos de Cristiano Ronaldo no time nacional desde a derrota por 2x1 para o Uruguai, em Sochi, nas oitavas de final do Mundial da Rússia, há quase nove meses.

Neste período, o atacante de 34 anos acertou a sua transferência do Real Madrid para a Juventus, na Itália, onde está sendo decisivo nas campanhas da Liga dos Campeões da Europa - fez nesta semana os três gols que garantiram a classificação do time de Turim às quartas de final - e do Campeonato Italiano. E a seleção portuguesa avançou à fase final da Liga das Nações, que será em junho deste ano, ao avançar em um grupo que tinha Itália e Polônia.

Pela seleção, Cristiano Ronaldo é o maior artilheiro da história, com 85 gols, e o jogador que mais vezes vestiu a camisa - 154 partidas. E foi decisivo para o título da Eurocopa de 2016, o primeiro do país, conquistado na França. "Vocês viram o que ele fez nesta semana. Não há mais nada a dizer", afirmou Fernando Santos, nesta sexta-feira (15), em entrevista coletiva após o anúncio dos convocados.

Confira a lista de convocados da seleção de Portugal:

Goleiros - Beto (Goztepe-TUR), José Sá (Olympiakos-GRE) e Rui Patrício (Wolverhampton-ING).

Defensores - João Cancelo (Juventus-ITA), Nélson Semedo (Barcelona-ESP), José Fonte (Lille-FRA), Pepe (Porto), Rúben Dias (Benfica), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund-ALE) e Mário Rui (Napoli-POR).

Meio-campistas - Danilo Pereira (Porto), Rúben Neves (Wolverhampton-ING), William Carvalho (Betis-ESP), Bruno Fernandes (Sporting Lisboa), João Mário (Inter de Milão-ITA), João Moutinho (Wolverhampton-ING) e Pizzi (Benfica).

Atacantes - Bernardo Silva (Manchester City-ING), João Félix (Benfica), Gonçalo Guedes (Valencia-ESP), Rafa Silva (Benfica), André Silva (Sevilla-ESP), Cristiano Ronaldo (Juventus-ITA), Diogo Jota (Wolverhampton-ING) e Dyego Sousa (Braga)

Alemanha tem novidades Uma semana depois de anunciar que não convocará mais três campeões mundiais em 2014 - os zagueiros Jerome Boateng e Mats Hummels e o atacante Thomas Müller -, depois do fracasso em 2018 com a eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia e o rebaixamento na Liga das Nações, o técnico Joachim Löw decidiu chamar três jogadores novatos para a seleção da Alemanha, que no final deste mês jogará um amistoso e fará a sua estreia nas Eliminatórias da Eurocopa de 2020.

Como parte do processo de renovação, a lista de 23 convocados inclui os zagueiros Lukas Klostermann (RB Leipzig) e Niklas Stark (Hertha Berlin) e o meia Maximilian Eggestein (Werder Bremen) para enfrentar a Sérvia, em um amistoso no próximo dia 20 em Wolfsburg, e a Holanda, quatro dias depois, em Amsterdã, pelo qualificatório da Eurocopa.

"Nós temos que dar responsabilidade aos jogadores jovens e ver como eles lidarão com isso. Temos jogadores que podem crescer nestas condições", afirmou Löw, nesta sexta-feira (15), em entrevista coletiva após o anúncio dos convocados. "Um novo ciclo está começando com as Eliminatórias da Eurocopa de 2020 e mudanças após os resultados de 2018 eram necessárias".

Confira a convocação da seleção da Alemanha:Goleiros - Manuel Neuer (Bayern de Munique), Marc-Andre ter Stegen (Barcelona) e Kevin Trapp (Eintracht Frankfurt).

Defensores - Matthias Ginter (Borussia Mönchengladbach), Thilo Kehrer (Paris Saint-Germain), Antonio Ruediger (Chelsea), Nico Schulz (Hoffenheim), Niklas Suele (Bayern de Munique), Jonathan Tah (Bayer Leverkusen), Niklas Stark (Hertha Berlin), Marcel Halstenberg (RB Leipzig) e Lukas Klostermann (RB Leipzig).

Meio-campistas - Julian Brandt (Bayer Leverkusen), Maximilian Eggestein (Werder Bremen), Leon Goretzka (Bayern de Munique), Ilkay Gundogan (Manchester City), Kai Havertz (Bayer Leverkusen), Joshua Kimmich (Bayern de Munique), Toni Kroos (Real Madrid-ESP) e Marco Reus (Borussia Dortmund).

Atacantes - Serge Gnabry (Bayern de Munique), Timo Werner (RB Leipzig) e Leroy Sane (Manchester City)

Convocação da Espanha causa discórdia Isco pagou o preço de pouco ser aproveitado pelo técnico Santiago Solari, demitido recentemente, no Real Madrid. Nesta sexta-feira (15), o técnico Luis Enrique anunciou a lista de convocados da seleção espanhola para os seus primeiros compromissos nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2020 e não o incluiu. 

Além de Isco, a relação para os compromissos contra Noruega e Malta, que serão realizados neste mês, tem outras ausências de peso, como as de Koke, Saúl Ñiguéz e Thiago Alcantara. Já Dani Carvajal, Lucas Vazquez, Diego Costa, Iago Aspas e Diego Llorente não poderiam ser convocados por causa de lesões. 

Isso abriu espaço para a convocação de nomes inesperados. Assim, Luis Enrique chamou Jaime Mata, do Getafe, Sergi Gomez, do Sevilla, Sergio Canales, do Betis, Fabian Ruiz, do Napoli, Iker Muniain, do Athletic Bilbao, e Dani Parejo, do Valencia. 

Nesta temporada, Isco disputou 26 jogos pelo Real Madrid, mas foi titular em apenas 11 pelo time, que nesta semana substituiu Solari por Zinedine Zidane, que retorna ao clube após deixá-lo ao fim da temporada passada. 

O meia, inclusive, muitas vezes ficou fora do banco de reservas em alguns compromissos, o que trouxe rumores sobre a possibilidade de deixar o time. Isco, porém, costumava ser titular no Real Madrid sob o comando de Zidane. E sua presença na seleção nacional não era questionada até agora. 

A Espanha vai receber a Noruega em 23 de março, no estádio Mestalla, em Valência, e visitará a seleção de Malta três dias depois. 

Confira a lista de convocados da seleção espanhola: Goleiros: David De Gea (Manchester United), Pau Lopez (Betis) e Kepa Arrizabalaga (Chelsea).

Defensores: Jordi Alba (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Jose Luis Gaya (Valencia), Juan Bernat (Paris Saint-Germain), Mario Hermoso (Espanyol), Inigo Martinez (Athletic Bilbao), Sergi Gomez (Sevilla), Sergi Roberto (Barcelona) e Jesus Navas (Sevilla).

Meio-campistas: Sergio Busquets (Barcelona), Marco Asensio (Real Madrid), Rodri Hernandez (Atlético de Madrid), Dani Ceballos (Real Madrid), Fabian Ruiz (Napoli) e Dani Parejo (Valencia), Sergio Canales (Betis).

Atacantes: Rodrigo (Valencia), Jaime Mata (Getafe), Alvaro Morata (Atlético de Madrid) e Iker Muniain (Athletic Bilbao).