Comédia fala sobre os 'lixos' produzidos pela vida

Dirigida por João Sanches, Chorume: Comédia de Restos estreia neste sábado (18)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2019 às 17:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Diney Araújo

Uma peça de teatro que não tem começo, meio e fim. Pode até parecer estranho, mas é justamente esta a proposta que o espetáculo Chorume: uma Comédia de Restos, que  estreia neste sábado (18) e segue em cartaz até 16 de junho no teatro Sesi Rio Vermelho. 

Com direção de João Sanches, que esteve à frente da comédia Revele, a montagem discute de forma dinâmica a produção excessiva de lixo, seja  material, emocional e até comportamental. “A gente consome e produz muito, mas não pensa no destino do descarte. A sensação de nunca estar satisfeito”, diz o diretor.

Segundo ele, a grande dificuldade para montar a peça estava em como representar o descarte, ou pelo menos sua sensação, para a plateia que está assistindo. A solução que Sanches encontrou então, foi transformar o próprio espetáculo em um grande lixão, onde cenas e personagens passam em um piscar de olhos, transformando-os em figuras e momentos descartáveis. “A peça é como se fosse um ‘zapping’, que muda o tempo todo”, conclui João. A peça usa o humor e o dinamismo para conduzir o público (Foto: Diney Araújo) No elenco, nomes premiados do teatro baiano dão forma ao espetáculo e transformam uma ideia complexa em uma peça “dinâmica e divertida, muito fácil de compreender”, explica Sanches. No elenco, estão Evelin Buchegger, premiada na última quarta como melhor atriz no Prêmio Braskem de Teatro; Mariana Moreno, vencedora na mesma categoria em 2017; Wanderley Meira, que ganhou como melhor ator na premiação de 2015; e Talis Castro, duas vezes indicado ao Braskem. Leonardo Bittencourt executa a trilha sonora ao vivo."É sarcástica. O humor faz com que você esteja e rindo e depois se toque e fique se perguntando ´meu deus por que tô rindo disso?'", João Sanches, sobre o tom humorístico do espetáculoEles vivem  86 personagens, que são marcados pelos crachás, parte fundamental do figurino. “Com esses atores já é meio caminho andando. Eles são fantásticos”, diz João Sanches.

Serviço O quê: Chorume: uma Comédia de RestosQuando: Sábados e domingos (18/05 até 16/06), às 20hOnde: Teatro Sesi Rio Vermelho (Rio Vermelho)Ingresso: R$ 40 | R$ 20Venda: Sympla e bilheteria.